Descreva como era o teatro na Grécia Antiga, em relação ao personagens, o uso de mascaras e a arquitetura.
Respostas
O teatro grego era formado por diversos elementos, cenários e figurinos. Além das da presença de júris, eles apresentavam músicas, danças e mímicas. Para os gregos, ir ao teatro representava um grande acontecimento, que aos poucos, foi tomando conta da vida social dos habitantes. Nas celebrações Dionisíacas (relacionadas ao deus Dionísio, da festa e do vinho), que duravam cerca de uma semana, as pessoas bebiam, cantavam e dançavam.
As máscaras eram um instrumento essencial no figurino dos atores, sendo muito utilizadas no teatro grego. As mulheres não participavam das atuações pois não eram consideradas cidadãs da pólis. Dessa forma, as máscaras, antes utilizadas como artefatos ritualísticos, podiam representar personagens de ambos os gêneros. As máscaras eram feitas de linho ou de cortiça, assim nenhuma sobreviveu. Máscaras trágicas mostravam expressões tristes ou de dor, enquanto as máscaras cômicas eram sorridentes ou olhando de lado. A forma da máscara amplificava a voz do ator, fazendo com que suas palavras ficassem mais fáceis para o público ouvir.
A arquitetura dos teatros gregos possuía como característica marcante as construções ao ar livre, chamados de teatros de arena. Em forma de meia lua, visando uma melhor acústica, eles possuíam uma grande arquibancada para a plateia. Na época clássica, diversos teatros foram construídos na Grécia. Merecem destaque o Teatro de Delfos e o Teatro de Dionísio.