2) cite três filosóficos iluministas e seus pensamentos._________________________________________________________________________________________________
Respostas
Resposta:
Explicação:
John Locke (1632-1704)
Filósofo inglês que defendia a liberdade de expressão, considerado o "pai" do que hoje chamamos de liberalismo e fundador do empirismo, ou seja, a ideia de que homem era uma folha em branco, que se preenchia apenas com as experiência.
Voltaire (1694-1778)
O filósofo francês que tem uma imagem marcada como símbolo da revolução iluminista, que depois influenciou a Revolução Francesa. O pensador escrevia muito, foram mais de setenta obras, em forma de livros, peças de teatro, romances, poemas e outros. Sua obra mais conhecida é Cândido, ou O Otimismo (1759)
Jean-Jacques Rousseau (1712-1778)
Filósofo suíço que defendia a democracia direta, onde cada indivíduo seria capaz de participar de todas as decisões políticas, ou seja, fazer prevalecer a soberania popular. Suas principais obras foram Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens (1755) e Do Contrato Social (1762).
Resposta: Jonh Locke (1632-1704) - Filosofo inglês considerado o pai do iluminismo, criou o liberalismo político, ao defender ideias de liberdade econômica de propriedade, comércio, etc, ou seja defendia o conjunto de liberdades individuais de cada ser humano.
Montesquieu (1689-1755) - Para impedir abusos de poder em um governo centralizado, Montesquieu defendia a divisão do poder em 3 esferas:
+Executivo - Executa as leis - Presidente, Governador, Prefeitos.
+Legislativo - Cria as leis - Deputados, senadores, vereadores.
+Judiciário - Julgam as leis - Juízes e Magistrados.
Rousseu (1712-1778) - Iluminista radical, defendia a ideia de que todo poder, era do povo. Se o governante não defendesse os interesses do povo, o povo podia retirá-lo do poder, também defendia a ideia do "Bom selvagem"; o homem em seu estado natural é bom, a sociedade que o corrompe.
=)