• Matéria: Filosofia
  • Autor: brendaadorno91
  • Perguntado 6 anos atrás

Qual a influência da fenomenologia para a filosofia sartriana?

Respostas

respondido por: priscillabuenos2
2

Sartre seguiu estritamente as ideias de fenomenologia em suas primeiras teses. Edmund Husserl, considerado por muitos o pai da fenomenologia é uma das principais influências seguidas por Sartre, este, por sua vez, foi um dos pioneiros da chamada fenomenologia existencial.

Explicação:

Primeiramente uma definição de fenomenologia: trata-se de uma corrente filosófica ou metodologia que defende o estudo dos fenômenos da consciência em si mesmos e que tudo que podemos saber do mundo é resumido a estes fenômenos.

O assunto é filosofia portanto existem muitas ramificações e divergências; uma das ramificações da fenomenologia é a fenomenologia existencial. Quando a abordagem da fenomenologia se junta ao pensamento existencialista, que dita, entre outras coisas, que o ser humano tem primeiramente uma existência metafísica, tem-se uma abordagem em que o homem é totalmente responsável por aquilo que é; cada ser humano é o dono de seu próprio destino.

O que pensava o Sartre: a angústia é a disposição fundamental para nós seres humanos sermos nós mesmos, é um fator de crescimento humano, não uma patologia; bem e mal são opostos que nos ligam à responsabilidade de nossas escolhas; angústia como a consciência do que somos.

Um último detalhe caso você tenha a dúvida que imagino que tenha ao ler isto: metafísica é uma das disciplinas elementares da filosofia e estuda a natureza fundamental da realidade, por exemplo, a relação entre matéria e mente, substância e espírito.

Perguntas similares