• Matéria: Geografia
  • Autor: mtherezadellaretti
  • Perguntado 6 anos atrás

Interprete o texto e o mapa a seguir: Os meus "nordestes" "Saio do sertão fugindo da seca. Vou para o Recife, onde o rio Capibaribe chega espremido. Passo pelo agreste onde vejo seca e terra verde. Onde os brejos têm capim viçoso, bom para o gado. E antes de chegar ao meu destino, passo pela zona da mata, onde sinto o cheiro da moagem, do bagaço da cana e do caldo no tacho. É hora de chegar e de lembrar do Maranhão de minha mãe, onde a densa floresta, a chuva, os buritis e grandes rios que penetram nas terras baixas são o forte da paisagem, tão diferente da terra de meu pai, do Jequitinhonha mineiro, onde posso ver serras e serras, caatinga e mandacarus, um lugar pobre, barrento e seco, onde parece que o Sol bebeu suas águas." Adaptado de um conto de José Severino Moraes A partir dos dados apresentados e de seus conhecimentos geográficos, responda às questões propostas: a) Por que a regionalização apresentada no mapa, o sul do estado do Mato Grosso faz parte da Região Geoeconômica do Centro-Sul e o restante deste estado faz parte da Amazônia? b) Quais características apresentadas no texto, encontradas no norte de Minas Gerais, são típicas da Região Geoeconômica do Nordeste?

Respostas

respondido por: brendaisis
55

a. A divisão geoeconômica intitulada Centro-Sul abrange os estados das regiões Sul e Sudeste brasileiros, além dos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás, sul do Tocantins e do Mato Grosso, e o Distrito Federal. Tal região é assim definida porque os componentes da mesma apresentam aspectos econômicos e sociais semelhantes entre si.

b. As características relacionadas com a Região Geoeconômica do Nordeste voltam-se principalmente para vegetação predominante, que é a caatinga, e mais ao litoral, a Mata Atlântica.


ninzdesouzaanapaula4: essas resposta me ajudou muito
Perguntas similares