me dê uma curiosidade da pintura O nascimento de Vênus (1485-1486)
Respostas
Resposta:
Antes de criar essa tela, Sandro Botticelli costumava pintar cenas bíblicas. Foi depois de uma viagem à Roma, onde esteve exposto à muitas obras da cultura greco-romana que, no regresso à casa, inspirado pelo que viu, começou a pintar cenas baseadas na mitologia
Explicação:
1. Vênus: Nua, no centro da tela, Vênus faz um gesto pudico para esconder a sua condição despida. Enquanto a mão direita tenta cobrir os seios, a mão esquerda está ocupada procurando resguardar as partes íntimas.
2. Os deuses do vento
A esquerda da tela estão abraçados, unidos, o deus do vento Zephyrus e uma ninfa (acredita-se que seja Aura ou Bora), que ajudam a protagonista Vênus assoprando em direção à terra.
3. Deusa da Primavera
Do lado direito do quadro está a Deusa Primavera, a espera de Vênus para cobri-la e protegê-la com um manto florido. Ela representa a renovação e tudo aquilo que floresce durante a primavera.
4. A concha
A concha presente na obra-prima de Botticelli simboliza a fertilidade e o prazer. O formato da concha remete ao sexo feminino. Ela costuma ser considerada também o símbolo do batismo.