(FATEC-2017) Em uma disciplina de circuitos elétricos da FATEC, o professor de Física pede aos alunos que determinem o valor da resistência elétrica de um dispositivo com comportamento inicial ôhmico, ou seja, que obedece à primeira LEI de Ohm. Para isso, os alunos utilizam um multímetro ideal de precisão e submetem o dispositivo a um variação na diferença de potencial elétrico anotando os respectivos valores das correntes elétricas observadas. Dessa forma, eles decidem construir um gráfico contendo a curva característica do dispositivo resistivo, apresentada na figura, a) 3,0 b) 1,5 c) 0,8 d) 0,3 e) 0,1
Respostas
Resposta:
Alternativa A (3,0)
Explicação:
Basta tomarmos qualquer ponto (par ordenado) da região ôhmica do gráfico. Escolhi o ponto (2;6). Isto significa que volts, e amperes (note que o gráfico fornece valores em miliamperes).
Substituindo na fórmula da primeira lei de Ohm, temos:
A curva característica desse dispositivo é: (3,0) - letra a).
Vamos aos dados/resoluções:
A primeira lei de Ohm foi criada por George Simon Ohm, onde ele acabou analisando que a corrente elétrica i que acaba atravessando um condutor se torna diretamente proporcional à diferença de potencial U que é aplicada à seus terminais, portanto, que o quociente U/I é constante.
PS: Quanto maior for a tensão aplicada aos terminais de um resistor, maior será a corrente.
Logo, ao utilizarmos a fórmula da primeira lei de Ohm, temos:
U = R . i
R = U/i
R = 6 / 2.10³
R = 3 . 10³ e com isso 3,0kΩ.
Para saber mais sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/31902980
espero ter ajudado nos estudos e bebam água :)