Respostas
Resposta:
Boa questão!!
Vamo pensar junto nessa, ok ?
Primeiro vamos lembrar da fórmula da Velocidade média = deslocamento . tempo, e ao pensarmos nisso, precisamos lembrar que toda vez que tenho uma divisão é necessário fazer a análise da proporcionalidade...
E como eu faço isso ?
É fácil, olha só pra manter a razão de proporcionalidade tudo que acontece na parte de cima da razão tem que acontecer na parte de baixo, logo, se eu aumento o meu deslocamento, eu tenho que aumentar o tempo para percorrer esse novo pedaço e, se eu dividir sempre esse deslocamento novo pela nova variação do tempo teremos uma constante o que comprova que eles são diretamente proporcionais.
Ok, mas o que isso tem a ver com a minha questão ?
Calmaaaaaaa!!! Pensa comigo o seguinte.. Essa função que ta escrita ai, nada mais é que a função da Velocidade média... Não ta acreditando né? Pois deixa eu mostrar..
Vm = (S - So) / t --> Passando o tempo p/ o outro lado multiplicando
Vm . t = (S-So) --> Estamos chegando lá, vou passar o So somando agora
Vm . t + So = S --> Bora arrumar..
S = So + Vm . t
Não Acreditooooo !!! Mas me diz pq no teu ta mais e na questão ta menos
Porque o movimento é retrogrado, ou seja, ele está indo contra o referencial positivo, é como se ele tivesse voltando de uma viagem para o marco 0, logo, é só para confundir mesmo..
Tá, entendi agora me diz a resposta!!
Eu digoooo, mas preciso da tua ajuda, pensa comigo... lembra la de cima que eu discorri sobre as grandezas diretamente proporcionais darem uma constante??? Pois bem, então a característica desse movimento que é o movimento retilíneo uniforme é a velocidade constante, portanto só fica o gráfico 2 ou o 1 ... mas não temos uma velocidade "negativa" ? Pois bem precisamos de um gráfico que temos uma velocidade constante e "negativa", assim ficamos com a opção 2.
Amigx, assim, espero mesmo ter ajudado, dá uma lida, tenta entender, se tiver alguma dúvida comenta ai em baixo, vamos trocar informação para que possamos amadurecer juntos e logo estarmos inseridos nos lugares que almejamos.