Qual foi a primeira Vanguarda e qual era a arte nesse movimento?
kaique1232019:
O cubismo foi um movimento artístico pautado na geometrização das formas e no abstracionismo. Foi iniciado em 1907 pelo pintor espanhol Pablo Picasso , com a tela "Les Demoiselles d'Avignon" (As damas d'Avignon).
Respostas
respondido por:
2
Boa Tarde !!! :DD
Resposta: Cubismo
Mas ... Primeiramente vamos entender sobre ..
- A palavra de ordem era inovar, permitir que a liberdade criadora se manifestasse para que uma arte completamente nova, influenciada pela subjetividade e certo irracionalismo, pudesse substituir aquilo que já estava convencionalizado. A palavra “vanguarda” tem origem no francês avant-garde e significa “o que marcha na frente”, ou seja, as correntes de vanguarda antecipavam o futuro com suas práticas artísticas inovadoras e nada convencionais, compreendendo antes de todos aquilo que posteriormente seria considerado como senso comum.
- Entre as principais correntes de vanguarda estão o Cubismo, o Futurismo, o Expressionismo, o Dadaísmo e o Surrealismo.
- Cubismo: A principal expressão artística do Cubismo foi o pintor espanhol Pablo Picasso. Depois dele, outros artistas reuniram-se para cultivar as técnicas cubistas até o término da Primeira Guerra Mundial, em 1918. A convivência entre os escritores e artistas plásticos propiciou uma intensa troca de ideias e técnicas, o que possibilitou um interessante diálogo entre as diversas manifestações artísticas. Entre suas principais características no que diz respeito à pintura (campo onde o Cubismo se desenvolveu com maior expressividade), estão a decomposição das figuras em formas geométricas, a não retratação da realidade de forma real (realidade fragmentada), a não utilização da perspectiva e tridimensionalidade e o uso do humor. É importante observar que o Cubismo influenciou consideravelmente o Concretismo, movimento literário brasileiro surgido na década de 1950.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás