(UFSCAR - adaptada) A Terceira Revolução Industrial gerou mudanças profundas na configuração espacial do mundo, a qual o geógrafo Milton Santos denominou de meio técnico-científico-informacional. Sobre essas mudanças, são feitas quatro afirmações. Analise-as e julgue-as como (verdadeiro) ou (falso): ( ) O avanço do sistema de comunicações e de informática permitiu uma organização do espaço geográfico através de redes, que ampliam os fluxos possíveis, mesmo sem a fixação concreta das atividades produtivas em muitos pontos do espaço. ( ) Apesar da ciência, da técnica e da produção estarem irregularmente distribuídas no espaço geográfico, as inovações tecnológicas estão disponíveis para todos, visto que elas transitam em fluxos que circulam por todo o mundo. ( ) Embora a ampliação das relações internacionais, entre países da economia capitalista, tenha se iniciado há alguns séculos, essas mudanças alteraram o ritmo das interações espaciais, aumentando as trocas de mercadorias e a difusão de hábitos de consumo. ( ) A organização do espaço, através de redes, permitiu uma distribuição multiterritorial das atividades produtivas, gerando maior equilíbrio entre nações ricas e pobres, na divisão internacional do trabalho.
Respostas
Resposta:
I. Verdadeiro – A melhoria das técnicas nos sistemas de transporte e informação articulou a formação de espacialidades constituídas em redes geográficas através da descentralização dos serviços e da não fixação permanente das atividades.
II. Falso – As inovações tecnológicas não atingem homogeneamente todos os lugares, o que está relacionado com as desigualdades nos acessos aos espaços e suas constituições.
III. Verdadeiro – Há em curso uma intensificação nas relações comerciais e políticas em todo o mundo, o que se percebe pelo aparente “encurtamento” das distâncias.
IV. Falso – Apesar da emergência de novos atores no contexto internacional, como os BRICS, ainda é grande a diferença entre o mundo desenvolvido e o subdesenvolvido.
Explicação:
Resposta:
I e III são verdadeiras
II e IV são falsas