O método filosófico de Sócrates era pautado pelo questionamento e pelo diálogo constante com os atenienses e dividido em duas etapas básicas: Ironia e Maiêutica. Após tentar destruir as opiniões equivocadas que as pessoas tinham sobre determinados temas, pela ironia, Sócrates colocava em prática a segunda parte do seu método, a maiêutica, sobre a qual podemos afirmar que:
a) É a parte destrutiva do método socrático: enquanto as perguntas vão surgindo, as certezas do interlocutor vão se desmoronando, até que este reconhece sua própria ignorância.
b) Escancara a falta de compromisso de Sócrates com a filosofia, já que o filósofo buscava que os outros dessem à luz as suas próprias verdades, relativizando o conhecimento e se portando como um sofista.
c) Com ela, Sócrates tentava definir o conceito, a essência sobre determinada coisa, buscando dar a luz as ideias que ele julgava estar no interior da própria pessoa, considerando o conhecimento como um processo de autoconhecimento.
d) Com ela, Sócrates mostra que o conhecimento é um processo interior e solitário, ou seja, cada um tem que dar à luz as suas próprias verdades, sem se preocupar com o constante diálogo com os outros e com o questionamento do mundo e de si mesmo.
e) É um recurso socrático que mostra que o interlocutor pode brincar com as palavras, mudando aparentemente o rumo da conversa com a intenção de fazer o outro (que o ouve) refletir sozinho sobre as suas ditas verdades, que podem ser questionadas.
Respostas
respondido por:
8
Resposta:
c
Explicação:
Dar a luz a própria ideia.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás