Respostas
Como fazer um roteiro publicitário?
A Ideia
Todo o conteúdo começa a partir de uma boa ideia. Além disso, como já falamos acima, ela representa 95% do seu roteiro e necessita de atenção especial. Certamente você não irá pensar em algo apenas lendo sobre “como criar um roteiro”. Portanto, pesquise sobre o assunto que deseja falar, alimente-se de conteúdo e a ideia virá.
O Planejamento
Agora que você já sabe sobre o que escrever. No entanto, nada de apenas sentar, ligar a câmera e começar a falar ou abrir um bloco de notas e começar a escrever. Em primeiro lugar, tenha em mente metas e objetivos que pretende alcançar. Com quem deseja falar e qual mensagem deseja transmitir para seu público. Seguir as perguntas abaixo talvez ajude você a se orientar:
Para que?
Para quem?
Onde?
Como?
Organize as Informações
Depois de expandir, é hora de organizar as informações por nichos. Ou seja, tudo que é cliente em um arquivo, tudo que é meio ambiente no outro, de pessoas em um terceiro e assim por diante.
Não tenha medo de pensar “FORA DA CAIXINHA”!
Vídeos institucionais têm como padrão a locução impostada coberta por imagens. No entanto, com o tempo e a necessidade de prender a atenção do seu público, recomenda-se manter o dinamismo ao longo das cenas, conte uma história. Portanto, não tenha medo de pensar além do convencional. É necessário que o roteirista se envolva com ideias fora do padrão.
Formatação
Finalmente a ideia veio e seu roteiro ficou INCRÍVEL! Chegou a hora de buscar a aprovação do cliente. Não existe um padrão rígido para a construção de um roteiro, mas se deseja apresentar algo para ser aprovado, utilize uma formatação organizada e com riqueza de detalhes. Os modelos mais utilizados são:
1. Básico – Duas colunas. Uma para o que deseja colocar no vídeo e outra para o texto em áudio.
2. Master Scenes – Padrão clássico de roteiro para cinema, com cabeçalhos por cena.
3. Dividido por sequências – Recomendado para roteiros com muitas cenas.
Seja Simples e Preciso!
Isso vale para todo texto que você escrever. Seja o mais simples possível. Esse é o único modo de fazer seu leitor te entender. E quando eu escrevo “leitor”, você pode ler “cliente/diretor de criação/pagador de salário”. Mas atenção, simplicidade não quer dizer que seu texto precisa ser “pobre” em conteúdo ou vocabulário.
Não Peque Pelo Excesso e Nem Pela Falta
Se escrever demais é ruim, escrever de menos pode ser pior ainda. O ideal é que o roteiro não seja nem detalhista, nem abstrato demais. Então, ache um meio termo. Descreva tudo que você considerar importante para passar a ideia que teve e coloque o que achar mais importante no roteiro.
Revise
Em conclusão, faça, refaça e se necessário faça de novo. Agora que você já desenvolveu todo o seu roteiro, não esqueça de revisar. Veja se a ideia é mesmo boa, inclua algo importante, tire algo desnecessário. Sempre dá pra melhorar, e isso serve pra tudo na sua vida!
Exemplo: