Respostas
Resposta:
Olá!
A educação grega comtemplava a comundiade, de forma a sempre atender a todos, por meio da visão simples e do amor ao trabalho. Além disso, pregava-se a austeridade e a consciência moral, de modo que o cidadão grego crescia com uma consciência crítica e dotado de ética em seus princípios.
Todavia, a educação romana era vista como uma mercadoria, e era tratada de forma totalmente segregada. Aqueles que possuíssem melhores recursos e condições recebiam a educação de melhor qualidade, e aqueles que eram menos favorecidos, deveriam se contentar com uma educação pobre em princípios e valores.
A educação romana era prática, voltada apenas para a perpetuação de tradições e para a vida econômica, passava de geração em geração e tinha um caráter particular: não era fruto de uma política pública, mas dos interesses pessoais de cada família, de modo que os filhos das famílias patrícias recebiam a melhor educação.
A educação grega era mais teórica, voltada para o desenvolvimento das artes e baseado em fundamentos científicos - foram, afinal, os gregos que criaram a pedagogia - e com fins públicos: ao contrário dos romanos, os gregos viam a educação como uma preparação para a vida em comunidade, para o exercício democrático, de modo que diferentes sistemas políticos - e econômicos - formaram duas formas bem diferentes de conceber a tarefa de educar os mais jovens nestas duas sociedades
Espero ter ajudado, bons estudos!
Resposta:
Em relação à educação grega e a romana, podemos afirmar que a principal diferença entre elas é: Não há diferença na educação da Paidéia adotada pela Grécia e Humanitas adotadas por Roma. Enquanto a grega valoriza a visão filosófica sistematizada, os romanos adotam uma postura mais pragmática, voltada para o cotidiano.