As principais unidades do Relevo: estão classificadas em: a) planaltos,
b) planicies, c) depressões, d) outras (serras, montanhas).
Pesquisa:
A) A partir dessas informações fazer uma pesquisa sobre cada uma das
principais formas de relevo do Brasil;
B) Caracterize cada um deles, com exemplos;
C) Os rios brasileiros, sua importância e destruição (poluição);
D) As bacias hidrográficas que existem;
E) Os climas, os tipos, o que influencia no clima;
F) No Brasil na Zona Tropical que climas predominam;
Respostas
Resposta:
Explicação:
A ) No caso do relevo brasileiro, é possível dizer que é caracterizado por baixas e médias altitudes. As formas mais comuns encontradas em nosso território são o planalto, as depressões e as planícies .
B ) O planalto, caracterizado por territórios relativamente planos e em áreas de altitude elevada, normalmente superiores a 300 metros. Essas formações são limitadas, pelo menos de um dos lados, por superfícies mais baixas..
O Planalto Central Brasileiro, o Planalto Centro-Sul Mineiro, os planaltos da Região Amazônica e os planaltos da bacia sedimentar do Paraná são os destaques desse tipo de relevo no Brasil. Aliás, o grande destaque de nosso planalto é o Pico da Neblina, no Amazonas, com seus 2.995,30 metros de altitude; considerado o mais alto relevo nacional.
No Brasil, exemplos mais conhecidos de depressões são encontrados na Região Amazônica, como as depressões do Acre e do Amapá; e na Região Sudeste, onde grandes cidades foram formadas, como São Paulo e Belo Horizonte .
Normalmente, as planícies estão localizadas nas proximidades do litoral ou dos cursos dos grandes rios e lagos, como as planícies da Lagoa dos Patos e da Lagoa Mirim, no litoral do Rio Grande do Sul. Outros bons exemplos são as planícies do Pantanal mato-grossense e do Rio Amazonas e seus principais afluentes.