Nada deve haver fora do Estado, acima do Estado e contra o Estado”. Esta frase de Benito Mussolini ilustra o período chamado entre guerras (1919-1939), que se destacou pela ascensão de regimes totalitários.Sobre o fascismo na Itália, assinale a alternativa FALSA: * 1 ponto a) O líder do Partido Fascista na Itália era Benito Mussolini. b) Os fascista tinham um grupo paramilitar conhecidos como camisas-negras. c) Mussolini virou primeiro-ministro da Itália após dar um golpe e matar o rei, com ajuda do grupo dos camisas-negras. d) O governo de Mussolini foi marcado pela perseguição contra os inimigos. e) Mussolini fez um acordo com o papa Pio XI, reconhecendo o Vaticano como país independente. 2) Os governo totalitários produziram importantes mudanças no cenário europeu entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Assinale a alternativa correta que contém uma característica desses governos: * 1 ponto a) Respeito e defesa da democracia. b) Valorização da liberdade de cada indivíduo. c) Defesa do nacionalismo. d) Contra o uso da violência por parte do governo. e) Defesa da paz em todas as relações.
Respostas
Resposta: 1- C-Mussolini virou primeiro-ministro da Itália após dar um golpe e matar o rei, com ajuda do grupo dos camisas-negras.
2- C Defesa do nacionalismo.
Explicação: chutei no classroom e acertei
1 - É incorreto aquilo afirmado em C, de modo que é correta a alternativa C.
Embora Mussolini tenha chegado ao poder por meio de um golpe (a Marcha Sobre Roma, ocorrida em 27 de Outubro de 1922), neste golpe não houve o regicídio (assassinato do Rei) mas sim a obrigação de que o Rei declarasse que Mussolini, o líder do Partido Fascista, deveria ser o Primeiro Ministro do País.
Uma vez ocupando o cargo, Mussolini passou a perseguir violentamente qualquer forma de oposição aos fascistas, perseguindo tanto os socialistas quanto os liberais. Adotava para isto um discurso fortemente conservador, que o aproximava da Igreja e dos grupos mais tradicionais.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/427337
2 - É correta a alternativa C, uma vez que o Nacionalismo era uma forma de construir consensos sociais profundos e servia para justificar as formas mais absurdas de suspensão dos direitos.
Era um discurso que estava fortemente marcado pelo militarista e por disputas internacionais, de modo que podemos dizer que o nacionalismo dos fascistas não era um nacionalismo "normal", mas um nacionalismo extremado. Apresentavam todas as demais nações ou como aliadas ou como inimigas daquele Estado, forma de pensar que serviu para tornar inevitável a Segunda Guerra Mundial e as dezenas de milhões de mortes que ocorreram por causa dela.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/16553518