Respostas
As fakes news são prejudiciais a democracia e ao rumo de um país uma vez que abre portas para notícias falsas que podem ser consideradas por muitos como verdades absolutas.
Geralmente as pessoas acreditam no assunto de inverdades noticiado nas mídias sociais sem fazer uma pesquisa prévia, o que acarreta em perda de votos ou prestígios por exemplo ou ganhos financeiros, econômicos.
Para não perder a democracia diante de uma fake news, não é recomendado censurar ou retirar a notícia e sim promover uma errata, até mesmo para ficar como registro no período.
Bons estudos!
A expressão "fake news" significa notícias falsas, as fake news consistem em um processo de distribuição deliberada de desinformação, ou seja uma campanha para enganar a população, esse tipo de notícia tem sua propagação com maior força através das redes sociais.
A relação das fake news está ligada a democracia no sentido de que as mesma podem afetar e enganar o povo e faze-los acreditar em mentiras. A situação pode ser ainda pior caso as fake news sejam as grandes responsáveis por eleger políticos, como um presidente.
Atualmente no Brasil o presidente Jair Messias B. é investigado pelo Supremo Tribunal Federal pela suposta ligação com uma rede de notícias falsas. Nesse caso em específico a polícia federal realizou inúmeros pedidos de busca e apreensão, tanto na casa de políticos como de empresários.
A situação das fake news tornaram-se tão seria que o Facebook investigou e puniu com o banimento da plataforma, uma rede com 73 contas e 14 páginas pelo fato das mesma estarem propagando notícias falsas, essa rede supostamente está ligada ao chamado "Gabinete do ódio".
É importante salientar que as fake news não fazem parte da liberdade de expressão, pois elas denigrem a imagem dos alvos, sendo assim é dever dos órgãos judiciários cercear esses atos e punir com rigor aqueles que utilizam das redes sociais e outros meios para caluniar adversários.
Espero ter ajudado, bons estudos e forte abraço!