• Matéria: História
  • Autor: lourencogafe
  • Perguntado 6 anos atrás

A maioria dos historiadores afirmam que a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) seria uma continuação da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Explique essa afirmação, apontando também pelo menos 3 aspectos fundamentais para o conflito de 1939 que se desenvolveram a após o primeiro conflito.

Respostas

respondido por: netomenezesjl
22

Resposta:

O principal aspecto que conecta as guerras é o sentimento de vingança que ficou com a Alemanha, não só por ter sido derrotada mas principalmente por ter sido dada praticamente como a única culpada.

O tratado de Versalhes, assinado ao final da Primeira Guerra, culpava a Alemanha por tudo, eles sofreram enormes sanções econômicas e militares que geraram crises absurdas no país (um dólar chegou a valer 4,2 trilhões de Marcos Alemães).

Esse sentimento (o Nacionalismo) que restou no povo alemão serviu de base para levar Hitler ao poder já que ele pregava que a Alemanha foi traída, humilhada e que deveria se reerguer e mostrar sua força ao mundo.

Algo semelhante aconteceu na Itália levando Mussolini ao poder, os Italianos também se sentiam traídos por não terem ganho o que lhes foi prometido ao final da primeira guerra mundial.

respondido por: Nc77
7

Resposta:

Pelos países envolvidos, na Guerra das Guerras como ficou conhecido a 1°, havia a Tríplice Aliança formada por Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha (a Itália passaria para a outra aliança mais tarde), do outro lado a Tríplice Entente, formada pela França, Rússia, Reino Unido e o fortalecimento pela entrada de Estados Unidos e Brasil.

Na 2° Grande Guerra vemos Alemanha e Itália unindo forças novamente com reforço do Japão, essa aliança recebe o nome de Eixo Roma-Berlim-Tóquio.  Do outro lado a aliança de Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos, denominam-se Aliados.

Pela situação sócio econômica que não mudou, ao contrario piorou ainda mais, e no caso da Alemanha foi muito mais severo, não posso deixar de lembrar que ela foi Responsabilizada pelo primeiro confronto, e penalizada de uma forma surreal, se justa não cabe a mim julgar.

O que fica claro é a soma da desigualdade, injustiça, ganância, interesse, oportunismo, vantagem e o surgimento de governos totalitários, com fortes objetivos militaristas e expansionistas.

Na Alemanha, surgiu o Nazismo, liderado por Hitler, que pretendia expandir o território alemão, desrespeitando o Tratado de Versalhes e, inclusive, reconquistando territórios perdidos na Primeira Guerra Mundial.

Na Itália, estava crescendo o Partido Fascista, liderado por Benito Mussolini, que se tornou o Duce da Itália, com poderes sem limites.

Tanto a Itália quanto a Alemanha passavam por uma grave crise econômica no início daquela década, com milhões de cidadãos sem emprego. Uma das soluções tomadas pelos governos fascistas desses países foi a industrialização, principalmente relacionada com a criação de indústrias de armamentos e equipamentos bélicos (aviões de guerra, navios, tanques, entre outros).

Na Ásia, o Japão também possuía fortes desejos de expandir seus domínios para territórios vizinhos e ilhas da região.

 O marco inicial ocorreu em 1° de Setembro no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha.

☺/♥

Perguntas similares