Respostas
Resposta:
Explicação:EGRAS DE ARBITRAGEM NAS COMPETIÇÕES DA F.M.J-J SÃO , PRATICAMENTE, AS MESMAS DA CBJ-J . ENTRETANTO , COMO AS MODIFICAÇÕES SÃO FREQUENTES ,ACONSELHA-SE UMA BUSCA CONTINUADA JUNTO A CONFEDERAÇÃO . SOMENTE ASSIM FICARA ATUALIZADO COM AS REGRAS EMANADAS DA CBJ-J.
MOTIVADA PELAS MUDANÇAS CONTINUADAS DESTAS REGRAS DE ARBITRAGEM,A FEDERAÇÃO SOMENTE ADEQUAVA -SE A ELAS APOS SEIS (6) MESES DA SUA PUBLICAÇÃO .
.Entretanto, as indispensáveis Regras de Procedimentos , em torno das competições e fora dela são própias , emanadas do Regimento Interno da Federação Mineira de jiu-Jitsu ( RI/FMJJ ) essencial para conhecimento e pratica nas suas competições,entretantop,sem sem prejuízo para as Regras de Competição da CBJJ.
1º
O jiu-jitsu desportivo é a parte competitiva, onde os atletas exibirão suas habilidades técnicas, físicas e psicológicas com o objetivo de alcançar a vitória sobre seus adversários. Os golpes válidos são aqueles que procuram neutralizar, imobilizar, estrangular, pressionar, torcer articulações, como também lançar seu adversário ao solo através de quedas enquanto os golpes não válidos, considerados desleais, como morder, puxar cabelo, enfiar os dedos nos olhos, atingir os órgãos genitais, torcer dedos ou qualquer outro processo tendente a traumatizar com o uso das mãos, cotovelos, cabeça, joelhos e pés.
As competições do campeonato estadual mineiro, são promovidas em cinco(5) etapas:.Inicia em Março e termina em Novembro
e DO CAMPEONATO ESTADUAL são o marco do esporte, é o momento mais importante para os atletas, técnicos-professores e para todos aqueles que estão envolvidos direta ou indiretamente, não cabendo pôr tanto, a vitória a qualquer custo, ao contrário o fair play deve ser o principal norteador. O comportamento ético é o que dará ao esporte credibilidade e segurança, fatores indispensáveis ao nosso esporte, pois, pôr isso só, já conquistamos o espaço na sociedade, em seus aspectos de eficiência e de eficácia, tornando-o o esporte espetáculo.
Assim sendo, para se almejar a participar do maior espetáculo do mundo, que é as Olimpíadas, devemos estar imbuídos deste objetivo, tornando o jiu-jitsu desportivo a nossa meta.
O regulamento é a carta magna do esporte, nesta consta os direitos e deveres, de todos aqueles envolvidos, como atletas, técnicos-professores, dirigentes, e até mesmo o público assistente. Pois teremos a responsabilidade de cumprir e fazer cumprir este regulamento, pois, só assim, poderemos conquistar os nossos objetivos.
Artigo 1°- Área de Competição
É toda a área que componha o palco da competição, que poderá ser composta de uma ou mais áreas de lutas, com todo pessoal de apoio: direção dos trabalhos, arbitragem, cronometristas, segurança. Somente membros do CONARS (Conselh Superior Atbitral ) tem poderes para verificar uma questãono local e tem atuação tambem disciplinar nas condutas antiesportiva ou ética de técnicos-professores, atletas, árbitros e de qualquer assistente que se mantenha no recinto da competição que esteja atrapalhando o bom andamento do evento em questão.
Artigo 2°- Equipamentos
Artigo 3º- Arbitragem
O combate será conduzido por um árbitro central O árbitro central será assistido pelos anotadores e cronometristas. O árbitro central será a autoridade máxima dentro do ringue, não podendo ninguém mudar o seu resultado, a não ser o próprio, cabendo a ele unicamente o comando da luta e a possibilidade de desclassificação dos lutadores durante a luta.
Em casos especiais o Tribunal de Justiça Desportiva da F.M.J-J é quem poderá julgar e decidir, em 2ª instancia ,resultados e procedimentos , cumprindo os prazos legais.Caso o árbitro mostre-se incapacitado de continuar a arbitrar pôr motivos de erros, somente a diretoria de arbitragem poderá troca-lo,se for o caso. .