• Matéria: História
  • Autor: miguelbarcelos1612
  • Perguntado 6 anos atrás

Na Mesopotâmia, todos os bens produzidos pelos próprios palácios e templos não eram suficientes para seu sustento. Assim, outros rendimentos eram buscados na exploração da população das aldeias e das cidades. As formas de exploração eram principalmente duas: os impostos e os trabalhos forçados. (Marcelo Rede. A Mesopotâmia, 2002.) Entre os trabalhos forçados a que o texto se refere, podemos mencionar a 





utilização de prisioneiros de guerra como artesãos ou pastores de grandes rebanhos de gado bovino e caprino.

servidão por dívidas, que provocava a submissão total, pelo resto da vida, dos devedores aos credores.

obrigação de prestar serviços, devida por toda a população livre, nas obras realizadas pelo rei, como templos ou muralhas.

internação de doentes e loucos em áreas rurais, onde deviam cuidar das plantações de algodão, cevada e sésamo.

Respostas

respondido por: solzinharesponde
24

Resposta:

A resposta correta seria:

Escravidão e/ou prestação de serviços por dívidas nesse caso seriam escravos até pagaram suas dúvidas e no caso do guerra para a vida toda.Porem eles estavam na última escala da pirâmide social.Entao não eram considerados importantes.Portanto a mais correta seria a 3 alternativa.Mesmo que não seja eu tentei ajudar

respondido por: mariaclara9145528
16

Resposta:

Alternativa correta: c) obrigação de prestar serviços, devida por toda a população livre, nas obras realizadas pelo rei, como templos ou muralhas.

Explicação:

Em várias civilizações mesopotâmicas, mesmo a população livre, devia trabalhar por um período na construção ou na reparação de palácios, muralhas e templos. Desta maneira, o soberano reforçava seu poder e tinha mão de obra gratuita disponível.

Perguntas similares