1ª – Leia o poema Réquiem e em seguida responda as alternativas de “a” a “c” seguintes: RÉQUIEM Nestes verões jaz o homem sobre a terra. E a dura terra sob os pés lhe pesa. E na pele curtida in vivo arde-lhe o sol destes outubros. Arde o ar deste campo maior desta lonjura onde entanguidos bois pastam a poeira. E se tem alma não lhe arde o desespero de ser dono de nada. Tão seco é o homem nestes verões. E tão curtida é a vida, tão revertida ao pó nesta paisagem neste campo de cinza onde se plantam em meio às obras-de-arte do DNOCS o homem e os outros bichos esquecidos. (Da Costa e Silva). b) Aponte uma ironia (sociopolítica) presente no poema “Réquiem”. c) Qual o verso que sintetiza esse poema?
Respostas
respondido por:
1
1. b) Aponte uma ironia (sociopolítica) presente no poema “Réquiem”.
"onde se plantam em meio às obras-de-arte do DNOCS o homem e os outros bichos esquecidos."
> Nota-se nesses versos uma crítica ao DNOCS, que é um departamento criado pelo governo para solucionar problemas da seca no sertão.
c) Qual o verso que sintetiza esse poema?
"Nestes verões jaz o homem sobre a terra."
> O título do poema é "Réquiem", que é uma música tocada em funerais. Assim, nota-se o poema fala da morte causada pela seca no sertão. É o verbo "jaz" que indica a morte do sertanejo.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás