1. Cite três acontecimentos ocorridos durante o Governo de Deodoro da Fonseca (1889 – 1891). 2. Explique como Floriano Peixoto (1891 – 1894) se tornou Presidente. 3. Cite três características da Constituição Brasileira de 1891. 4. Explique o que foi o “voto de cabresto”. 5. Explique o que foi o “Encilhamento”. 6. Explique o que foi o “Funding Loan”. 7. Explique o que foi o “Convênio de Taubaté”. 8. Explique o que foi a Guerra de Canudos (1897). 9. Explique o que foi a Revolta da Vacina (1904). 10. Explique o que foi: a) O Movimento Tenentista. b) A Coluna Preste. 13. Explique como Getúlio Vargas chegou ao poder em 1930.
Respostas
Resposta:
1. Governo provisório, Constituição de 1891, Governo constitucional.
2. Em 23 de novembro de 1891, a renúncia do marechal Deodoro da Fonseca transformou Floriano Peixoto no segundo presidente do regime republicano. Nessa época, as conturbações entre o poder legislativo e executivo e a crise econômica deixaram o cenário político bastante delicado.
3. a.República federativa liberal, com sistema presidencialista de governo; b.Três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário, sendo que o Poder Moderador foi extinto;
c. Fim do voto censitário ou por renda: seriam eleitores todos os cidadãos.
4. é um mecanismo de acesso aos cargos eletivos por meio da compra de votos com a utilização da máquina pública ou o abuso de poder econômico
5. foi uma bolha econômica que ocorreu no Brasil, entre o final da Monarquia e início da República, e estourou durante a República da Espada, desencadeando então uma crise financeira e institucional.
6. Em 1898 e 1914 ocorreram renegociações da dívida externa, que evitaram moratórias e permitiram a retomada do endividamento externo no médio prazo.
7. foi um acordo firmado entre os governadores dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro prevendo a colheita de uma safra recorde.
8. foi um conflito armado que envolveu o Exército Brasileiro e membros da comunidade sócio-religiosa liderada por Antônio Conselheiro, em Canudos, no interior do estado da Bahia.
9. foi um motim popular ocorrido entre 10 e 16 de novembro de 1904 na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil.
10. a. foi o nome dado ao movimento político-militar, e à série de rebeliões de jovens oficiais de baixa e média patente do Exército Brasileiro no início da década de 1920 descontentes com a situação política do Brasil.
10.b. foi um movimento político-militar brasileiro ocorrido entre 1924 e 1927 ligado ao tenentismo
13. Em 1 de março de 1930, foram realizadas as eleições para presidente da República que deram a vitória ao candidato governista, que era o presidente do estado de São Paulo, Júlio Prestes. ... Getúlio Vargas assumiu a chefia do "Governo Provisório" em 3 de novembro de 1930, data que marca o fim da República Velha no Brasil.