• Matéria: História
  • Autor: lauraCV02
  • Perguntado 6 anos atrás

O texto diz respeito ao contexto histórico da lei aprovada pelo Parlamento inglês, denominada de Lei dos Cercamentos (Enclosure Acts), que determinou o cercamento das propriedades rurais na Inglaterra. De outro modo, com [...] os cercamentos, passou-se a separar os camponeses dos seus meios de produção, especificamente, a terra, havendo uma dissolução entre o trabalho e a propriedade, pois antes a propriedade era do trabalhador, passando o proprietário a não necessitar trabalhar e a explorar o trabalho do trabalhador. [...] ANDRADE, Diogo de Calasans Melo. Historicidade da propriedade privada capitalista e os cercamentos. História: Debates e Tendências, v. 18, n. 3, set./dez. 2018, p. 408-419. Uma das principais consequências da Lei dos Cercamentos, na Inglaterra, foi (A) a desapropriação dos camponeses, em virtude da produção de lã para a fabricação de tecidos. (B) a redução da fabricação de produtos manufaturados, sobretudo, os tecidos de lã de ovelha. (C) o empobrecimento da burguesia, devido à redistribuição das terras de forma mais igualitária entre as classes sociais. (D) a precarização das condições de vida dos grandes comerciantes dos produtos ingleses, pois essa atividade não era rentável.

Respostas

respondido por: claraarrudaqueiroz
19

Segundo meus estudos, a letra (A) está correta, pois ao conferir a letra B não houve uma redução dos produtos manufaturados.

C e D estão totalmente incorretas, pois não houve o empobrecimento da burguesia e a precarização dos comerciantes ingleses, pelo contrário, eles enriqueceram com a lei do cercamento e o que resta é a letra A que diz exatamente sobre a desapropriação dos camponeses como consequência dos cercamento. Espero ter ajudado

Perguntas similares