Continente Africano –
O continente africano possui cerca de 30 milhões de km2 distribuídos em 54 países. Algumas ilhas são de grande importância histórica como entrepostos comerciais ou áreas de colonização – Madeira, Canárias, Cabo Verde, São Tomé, Comores e Madagascar.
É um continente subdesenvolvido econômica e socialmente, apresentando grandes contrastes: por um lado, boa extensão territorial, uma boa diversidade climática e de paisagens naturais e uma grande riqueza mineral; por outro, forte instabilidade política, graves problemas sociais e acentuada dependência externa.O continente limita-se ao norte com o Mar Mediterrâneo, apresentando a menor distância da Europa, via Estreito de Gibraltar, entre Marrocos e Espanha; a nordeste com o Mar Vermelho, separando-se da Ásia pelo Canal de Suez (canal artificial no Egito); a leste com o Oceano Índico; a oeste com o Oceano Atlântico; ao sul pelo encontro dos oceanos Atlântico e Índico.
Climas do continente africano
A África é cortada pelos trópicos de Câncer (no norte) e de Capricórnio (no sul) e pelo Equador no centro do continente. Esta condição favorece uma forte simetria na distribuição climática nas porções do continente que se encontram nos hemisférios sul e norte.
A variedade de climas é influenciada pela interação dos fatores climáticos, em especial da latitude (daí a simetria na distribuição dos climas).
Climas da África
A localização de grande parte da África na zona intertropical explica o predomínio de climas quentes (tropicais) no continente.
As áreas de desertos litorâneos são explicadas pelas correntes frias de Benguela e das Canárias, assim como a elevada umidade e precipitação em outras áreas do litoral se justificam pelas correntes quentes da Guiné e das Agulhas.
Os climas superúmidos e quentes são encontrados na região central, em especial na porção ocidental. Já os climas mais frios são encontrados nas regiões mais elevadas no extremo norte (cadeia do Atlas) e nas áreas dos lagos tectônicos, enquanto o clima mediterrâneo é encontrado nas áreas extratropicais.
Percebe-se, portanto, que é incorreto associar a pobreza e o desenvolvimento da África ao clima desértico e à escassez de chuvas, já que grande parte do território não apresenta predomínio de climas secos.
* Equatorial: Bastante úmido, com elevadas médias térmicas (25 ºC) e baixa amplitude térmica.
* Tropical: Temperaturas elevadas o ano todo, com um período seco e outro chuvoso.
* Semiárido: Quente o ano todo e baixa umidade e pluviosidade.
* Árido ou desértico: Seco e elevada amplitude térmica diária.
* Mediterrâneo: Seco, com chuvas na primavera.
* Tropical de altitude: Temperaturas amenizadas pela altitude. Nas áreas equatoriais de elevadas altitudes a temperatura é baixa e pode ocorrer gelo nos picos das montanhas.
Esta diversidade climática em interação com a diversidade de solos e de relevo contribui para a diversidade das paisagens naturais e das formações vegetais, como mostra o mapa a seguir.
fazer um resumo das principais características do continente africano.
Respostas
respondido por:
8
Resposta:
O continente africano tem uma grande diversidade climática em interação com a diversidade de solos e de relevo no qual ajuda para a diversidade das paisagens naturais
Os climas que podemos encontrar lá são:Tropical de altitude,Mediterrâneo, Semiárido, árido ou desértico ,equatorial e tropical
O continente africano possui cerca de 30 milhões de km2 distribuídos em 54 países.A África é tão grande que está no 3° país de maior tamanho!Além de esse continente ser um dos mais populosos
AlineUwU:
prontinho
Os climas que podemos encontrar lá são:Tropical de altitude,Mediterrâneo, Semiárido, árido ou desértico ,equatorial e tropical
O continente africano possui cerca de 30 milhões de km2 distribuídos em 54 países.A África é tão grande que está no 3° país de maior tamanho!Além de esse continente ser um dos mais populosos
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás