como o humum e formado?qual é a inportancia dessa parte do solo para o desenvolvimento das plantas
Respostas
O húmus se forma através de um processo natural, produzido por bactérias e fungos do solo, e agentes externos como a umidade e a temperatura contribuem para a humificação.
A importância do húmus para a o solo é enorme;
- Ele fornece nutrientes para as plantas;
- Regula as populações de micro-organismos;
- Torna os solos férteis;
- Ele é capaz de impedir a penetração de substâncias tóxicas do solo nas plantas;
- Retém umidade e mantém a temperatura do solo equilibrada.
Resposta:
Húmus ou humo (do termo latino húmus) é a matéria orgânica depositada no solo, resultante da decomposição de animais e plantas mortas, folhas e de seus subprodutos ou produzida por minhocas.[1]
Explicação:
O processo de formação do húmus é chamado humificação e pode ser natural, quando produzido espontaneamente por bactérias e fungos do solo (os organismos decompositores), ou artificial, quando o homem induz a produção de húmus, adicionando produtos químicos e água a um solo pouco produtivo. Vários agentes externos como a humidade e a temperatura contribuem para a humificação.
Na formação do húmus, há liberação de diversos nutrientes, mas é de especial consideração a liberação de nitrogênio.
Propriedades Editar
O húmus possui propriedades e características que são fundamentais conhece-las antes de utilizá-lo como fertilizante. São propriedades físicas, químicas e físico-químicas.
As propriedades físicas inclui a umidade do húmus, em que se ele estiver seco sua consistência não é boa e ele acaba esfarelando, se estiver muito úmido, seu aspecto é pegajoso e aderente. O melhor aspecto do húmus é quando ele está com a umidade razoável e para saber a umidade adequada é só pegar um pouco do material na mão e pressionar , se ele formar gotas de água em sua mão ele está ideal para ser utilizado como fertilizante.
As propriedades químicas se referem a capacidade do húmus em se dissolver em determinadas soluções. Quando é dissolvido em álcalis, ele apresenta uma coloração escura e quando é dissolvido em uma solução acidificada o material é floculado, ficando com uma textura em gel.
A formação de quelados e a capacidade de troca por cátions são propriedades físico-químicas do húmus. A formação de quelados é a capacidade desta matéria orgânica em aprisionar metais como, potássio, cálcio, manganês, cobre, zinco, ferro, em sua superfície. Por ser coloidal o húmus tem a capacidade de trocar cátions, possibilitando a absorção de nutrientes e impedindo que eles sejam levados pela água da chuva, possibilitando um solo rico em nutrientes disponíveis para o desenvolvimento das plantas.
Decomposição
O húmus é um material de difícil decomposição, porém sob condições favoráveis ele pode se decompor com certa facilidade. Devido a presença de grande quantidade de matéria orgânica queimada no solo, às vezes se torna difícil elevar o teor de húmus, assim a exaustão dessa matéria orgânica é causado pelo cultivo intenso no solo,principalmente em regiões de clima tropical e sub-tropical, mal manejo do agricultor e desproteção dos efeitos da erosão.
Espero ter te ajudado
Bons estudos