Respostas
Resposta:
Olá!
Estética romântica
1. Romantismo • Surgiu em 1789, em oposição aos padrões da aristocracia. • O Romantismo transpirava rebeldia e gosto pela liberdade, foi uma fase voltada para os assuntos contemporâneos e para o cotidiano do homem burguês do século XIX. Esse valorizava o homem emotivo, intuitivo e psicológico, e por isso desprezava o racionalismo dos iluministas.
2. Características - Individualismo: O homem burguês deu livre expressão a seus sentimentos e emoções mais íntimos. - Feição anticlássica: A estética romântica proclamou a liberdade individual do artista. - Fuga da realidade: A insatisfação com o mundo leva o romântico a fugir da realidade, expressando suas obras de várias maneiras: fuga para a natureza, fuga para o passado, fuga para o interior de si mesmo, fuga para o lado noturno de vida, para o misticismo, o sobrenatural, o sonho, a loucura ou a própria morte. - Nacionalismo: O nacionalismo romântico floresce, e propaga a ideia de que cada povo é único e criativo, e expressa seu gênio na linguagem, na literatura, nos monumentos e tradições populares.
3. As ideias fundamentais da estética romântica podem ser resumidas pelas expressões gênio, imaginação criadora, originalidade, expressão, comunicação, simbolismo, emoção e sentimento.
4. Genialidade – conjunto de disposições naturais pelas quais um indivíduo sai do ordinário ou do comum, revelando-se alguém superdotado de um poder de criação que se manifesta no domínio das artes.
5. Para os românticos, a criatividade não envolvia esforço, prática ou disciplina, uma vez que sublinhavam somente seus aspectos espontâneos. Imaginação – dom especial do artista, criadora e reveladora da natureza que nos permite compreender os sentimentos dos outros e comunicar-lhes os nossos.
Espero ajudar!