Quais fatores sociais contribuíram para o início de conflitos, no interior do Brasil, durantes a Primeira República?
Respostas
A República Velha, período da história brasileira mais conhecido pelos historiadores como Primeira República, estendeu-se de 1889 a 1930. Foi a primeira fase da República no Brasil e, como tal, foi um período cheio de tensões, seja na economia, seja na política e também na sociedade como um todo.As revoltas na Primeira República foram motivadas por inúmeros fatores, como desigualdade social e pobreza, violência policial, medo, fanatismo religioso etc.
As quatro principais revoltas do período, isto é, as mais estudadas são: Canudos, Contestado, Revolta da Vacina e Revolta da Chibata.
A Guerra de Canudos aconteceu entre 1896-97 e foi motivada pela insatisfação das elites baianas com a formação do arraial que possuía um líder religioso desvinculado da Igreja e uma experiência social com ares de igualitarismo.
A Guerra do Contestado aconteceu em uma região disputada por Paraná e Santa Catarina e envolvia a insatisfação dos sertanejos com a pobreza e o fervor religioso.
A Revolta da Vacina foi motivada pela insatisfação da população com a violência do processo de modernização do Rio de Janeiro aliada ao medo da campanha de vacinação forçada.
A Revolta da Chibata teve como estopim a insatisfação dos marinheiros negros e mestiços com os castigos físicos que sofriam na Marinha.
Outras revoltas
As quatro revoltas tratadas anteriormente foram apenas as revoltas mais conhecidas do período, pois, ao longo da Primeira República, diversas outras aconteceram em diferentes partes do Brasil, tais como:
Cangaço;
Revolta de Juazeiro;
Revolta do Forte de Copacabana;
Revolta Paulista;
Coluna Prestes;
Revolta da Armada;
Revolução Federalista, etc.
espero ter ajudado !!