• Matéria: Saúde
  • Autor: jdjdjjdjkdkd
  • Perguntado 6 anos atrás

Descobri que temho mordida profunda, temho 16 anos,queria saber vomo é feito o tratamento e quanto temop demora

Respostas

respondido por: kauesott06
0

Resposta:

Um dos diagnósticos recorrentes aos pacientes que procuram os consultórios de ortodontia é a de mordida profunda, também conhecida como sobremordida.

Frequente especialmente em crianças, essa condição pode atingir também os adultos e, além do comprometimento da estética, pode resultar em problemas de saúde que vão desde feridas dolorosas no céu da boca a danos nos músculos e nas articulações se a condição não for tratada da maneira adequada.

Felizmente, esse é um problema passível de ser corrigido e para o qual há diversas formas de tratamento. Nesse artigo vamos conhecer mais detalhes sobre os tratamentos para mordida profunda bem como descobriremos quais são as suas causas e consequências recorrentes.

O que é mordida profunda?

Também conhecida como sobremordida, a mordida profunda é percebida quando os dentes superiores cobrem os inferiores, fazendo com que a arcada dentária superior se feche muito à frente da inferior. Quando o espaçamento é entre 2 e 3 milímetros, a condição é considerada normal.

Todavia, quando esse espaçamento é maior, considera-se um caso de sobremordida excessiva. Esse desalinhamento da arcada superior em relação à inferior, quando registra-se uma distância de 3 a 4 milímetros, resulta na cobertura de mais de um terço dos dentes inferiores e, por esse motivo, requer tratamento imediato, pois nessas circunstâncias a mastigação pode ser afetada.

A mordida profunda pode ser caracterizada como congênita ou adquirida. No primeiro caso, o mais comum, ela é ocasionada por alterações esqueléticas ou dentoalveolares, características hereditárias. Já as do segundo tipo são as que se desenvolvem com o passar do tempo.

Por fim, podemos ainda classificar a mordida profunda como horizontal ou vertical. A primeira se dá pelo aumento da distância desde o bordo incisal dos incisivos superiores até à face vestibular dos incisivos inferiores. Já a segunda, também conhecida como overbite, a distância considerada é a que vai do bordo incisal dos dentes incisivos superiores ao mesmo bordo dos incisivos inferiores, perpendicularmente ao plano de oclusão.

Quais as principais causas da mordida profunda?

As alterações no crescimento da maxila ou da mandíbula são a razão mais comum que resulta em mordida profunda. No entanto, essa condição pode ser causada (ou ampliada) por outras possibilidades, tais como:

Excesso de força da musculatura envolvida na mastigação, causando a retração da mandíbula;

Extrusão dos dentes anteriores, (quando os dentes da frente se movimentam excessivamente para fora do osso);

Alterações nas funções da língua, dos lábios e das bochechas;

Perda de dentes posteriores;

Desgaste da superfície dos dentes, geralmente causado por bruxismo;

Mau posicionamento dos dentes superiores frontais;

Fatores genéticos.

Em linhas gerais, na maioria dos casos o que se observa é que não há uma causa isolada que provoque a sobremordida. A soma de um ou mais fatores é que leva ao desenvolvimento dessa condição, que pode ser agravada com o passar do tempo caso o paciente não busque auxílio junto a um profissional de ortodontia.

Quais são os tratamentos disponíveis para a mordida profunda?

Casos mais simples podem se beneficiar do Invisalign para a correção de sobremordida. Essa solução pode ser utilizada em conjunto ou não com aparelhos ortodônticos e ortopédicos. Tanto em adolescentes quanto em adultos, o uso de aparelhos para mordida profunda estão as melhores opções para a correção desse tipo de problema.

Contudo, a escolha do tipo de aparelho adequado leva em consideração uma série de fatores e, por esse motivo, somente uma consulta a um profissional de ortodontia é capaz de esclarecer qual é o modelo mais indicado.

Há casos em que a sobremordida pode dificultar a aplicação do aparelho fixo convencional nos dentes inferiores, por exemplo. Nessas circunstâncias, uma placa de levante encaixada no palato por um a dois meses pode resultar em um sorriso mais alinhado antes que se parta para outra etapa de tratamento.

Em casos mais graves, especialmente naqueles em que a mordida profunda é ocasionada por alterações na estrutura óssea, e não apenas pelos dentes, pode ser necessária a realização de uma cirurgia. Nessas circunstâncias, a cirurgia ortognática pode ser uma possibilidade. Por meio dela há um reposicionamento dos maxilares no rosto ou na face. Essa fixação é feita com parafusos de titânio.

Perguntas similares