Respostas
Resposta:
A revolta da vacina foi um movimento popular ocorrido no Rio de janeiro, entre os dias 10 e 16 de novembro de 1904, onde populares se enfrentavam contra a polícia. A principal causa para o movimento foi a campanha de vacinação obrigatória, proposta pelo governo, contra a varíola. Grande parte da população desconhecia os benefícios da vacina, bem como os efeitos que ela poderia causar, e com isso se recusavam a tomá-la, fato que fazia com que os agentes sanitários invadissem as casas e aplicassem as vacinas a força, gerando revolta em toda população. Tais medidas fizeram com que a população se revoltasse a ponto de fazer ataques a cidade, destruindo linhas ferroviárias, trens, lojas etc. Com isso o governo decidiu suspender a vacinação obrigatória, e colocar policia e militares (exército e marinha) nas ruas para terminar com o tumulto.
REVOLTA DA VACINA
➡A Revolta da Vacina foi uma manifestação popular.
➡Local: Rio de Janeiro.
➡Data: entre o período de de 10 a 16 de novembro do ano de 1904.
➡Líder: Não houve nenhum líder para essa revolta, teve apenas apoio popular.
➡Quem participou: Foi um movimento de cunho popular( população ) com a presença de estudantes e alguns universitários incluindo movimentos proletários. ✔
Suas causas e consequências e curiosidades:
➡Causas: a Campanha que obrigava as pessoas a se vacinarem contra a varíola, muitos não conheciam os benefícios da vacina.
➡Consequências: devido o grande volume de lixos pelas ruas do Rio de Janeiro colaborou com o aumentos de ratos insetos o que aumentou o número de doentes devido a febre amarela e a peste bubônica.
➡Curiosidades: A Revolta da Vacina foi parar nas telinhas através de mini séries, novelas e ópera.
Bons estudos obrigada!
Grata: Carmen2711. Moderadora