3) Leia a tirinha abaixo : A norma-padrão está vinculada à ideia de língua modelo, seguindo as regras gramaticais de acordo com o momento histórico e com a sociedade Quanto às variantes linguísticas presentes no texto, a norma-padrão da língua portuguesa é rigorosamente obedecida por meio a) do emprego do pronome demonstrativo “esse” em “Por que o senhor publicou esse livro?”. b) do emprego do pronome pessoal oblíquo em “Meu filho, um escritor publica um livro para parar de escrevê-lo!”. c) do emprego do vocativo “Meu filho”, que confere à fala distanciamento do interlocutor. d) da necessária repetição do conectivo no último quadrinho.
Respostas
Resposta:B) do emprego do pronome pessoal oblíquio em "meu filho, um escrito publica um livro para parar de escreve-lo !"
Explicação:
3- O uso correto do pronome em sinergismo com a norma culta é encontrado na alternativa B, onde o autor usa o pronome possesivo "meu" para completar o sentido do termo filho, deixando claro que a resposta era dirigida ao entrevistador.
A alternativa A está incorreta pois o pronome mais adequado para se marcar proximidade no discurso é este.
A alternativa C está incorreta pois o vocativo meu filho traz uma aproximação da fala e não um distanciamento.
A alternativa D está incorreta, pois a repetição de termos gera redundância, esta é condenada pelos padrões da norma culta.
Aprenda mais sobre a norma culta: https://brainly.com.br/tarefa/8393523