Com base em seu conhecimento acerca do assunto, assinale V para verdadeiro e F para falso. A palavra “ordem”, utilizada em nossa bandeira, refere-se ao conceito de estática social, e a palavra “progresso” refere-se ao conceito de dinâmica social. A palavra “progresso”, utilizada em nossa bandeira, refere-se ao conceito de estática social, e a palavra ordem refere-se ao conceito de dinâmica social. Para Comte, a dinâmica social subordina-se à estática, pois o progresso provém da ordem. Para Comte, a estática social subordina-se à dinâmica, pois a ordem provém do progresso. Segundo Comte, a estática social é o estudo das forças que mantém unida a sociedade e dinâmica social é o estudo das causas das mudanças. O lema do positivismo é "O amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim!" Preciso de ajuda!!!
Respostas
Resposta: A bandeira atual manteve as cores verde e amarela da bandeira imperial. Porém, o significado das cores foi mudado pelo regime republicano.
A cor verde passou a representar a natureza, enquanto o amarelo remete ao ouro e às riquezas; enquanto o azul e as estrelas fazem referência ao céu na noite de 15 de novembro de 1889.
No entanto, na bandeira imperial, as cores tinham outro significado. Vejamos:
Verde - cor do brasão da família Bragança, à qual pertencia Dom Pedro I.
Amarelo - homenagem à primeira esposa do imperador, a Imperatriz Leopoldina de Habsburgo, pois o amarelo é a cor da dinastia Habsburgo, que governava a Áustria, a terra natal de Leopoldina.
Formas geométricas na Bandeira Nacional
A bandeira nacional é formada por um retângulo verde e sobre ele estão as seguintes formas geométricas:
Losango: representação da mulher como mãe, esposa, irmã e filha.
Círculo azul: emblema antigo usado pelos romanos e que remete ao céu e à perfeição.
Estrelas: alusão ao aspecto do céu na cidade do Rio de Janeiro, às 8 horas e 30 minutos do dia 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da República. A disposição das estrelas deve remeter um observador situado fora do círculo, como detalha a Lei nº 8.421.
Veja também: Proclamação da República (1889)
Significado das estrelas na Bandeira
No círculo da bandeira são exibidas nove constelações compostas por 27 estrelas em representação a cada uma das unidades da Federação.
A legislação prevê a mudança todas as vezes em que forem acrescentados ou excluídos estados na organização geopolítica da federação. Lema positivista da Bandeira do Brasil
O céu da bandeira é "cortado" por uma faixa branca ascendente com a inscrição "Ordem e Progresso" em verde.
Estas palavras fazem parte de uma frase maior: o amor por princípio, a ordem por base, e o progresso por fim. A autoria é do fundador do Positivismo, Auguste Comte, cujas ideias influenciaram na criação da República.
Críticas não foram poupadas à escolha destas palavras e várias mudanças foram propostas, sem sucesso. Entre as mais significativas estava a do senador Antônio Coelho Rodrigues (1846-1912), em 1896, sugerindo trocar a inscrição pela divisa "Lei e Liberdade".
Explicação: A palavra positivismo foi empregada pela primeira vez pelo filósofo francês Claude Saint-Simon - um dos chamados socialistas românticos - para designar o método exato das ciências e a possibilidade de sua extensão à filosofia. Mais tarde, o politécnico Auguste Comte (1798-1857), que foi seu secretário, utilizou a expressão para designar a sua filosofia, que teve grande expressão no mundo ocidental durante a segunda metade do século 19 (estendendo-se no Brasil à primeira metade do século 20)
O positivismo acompanhou e estimulou a organização técnico-industrial da sociedade moderna e fez uma exaltação otimista do industrialismo. Nesse sentido, pode-se compreendê-lo como produto da sociedade técnico-industrial que, ao mesmo tempo, a leva esta mesma sociedade a desenvolver-se e consolidar-se. Basicamente, a característica essencial ao positivismo, tal qual o concebeu Comte, é a devoção à ciência, vista como único guia da vida individual e social, única moral e única religião possível. Desse modo, em última análise, o positivismo é compreendido como a "religião da humanidade"....