ME AJUDEM POR FAVOOOOR
Os lipídios são realmente vilões e não nos oferecem nenhum benefício, como algumas
pessoas costumam dizer? Justifique!
Respostas
Resposta:
A gordura ganhou status de vilã nos últimos tempos. Eliminá-la da rotina alimentar e do corpo tem sido o objetivo principal de diversas dietas e de atividades físicas da moda que conquistam um número cada vez maior de adeptos. Mas o que pouco se fala é da importância que a gordura tem para a saúde. Nesse caso, mais do que nunca, vale a frase “tudo em exagero faz mal”, mas em doses equilibradas elas são extremamente benéficas. Não por acaso os lipídios estão entre os nutrientes essenciais para o nosso corpo.
Nem todas as lipídios são ruins, algumas são necessárias para o bom funcionamento do nosso organismo. É importante encontrar um equilíbrio entre lipídios boas e lipídios ruins para evitar doenças.
Classificação de lipídios
Gorduras ou lipídios são divididos em três grupos: lipídios de alta densidade (colesterol bom), lipídios de baixa densidade (colesterol ruim) e triglicerídeos. Os lipídios de alta densidade ajudam a limpar o seu corpo de gorduras ruins, evitando que grudem nas artérias e as obstruam.
Lipídios de alta densidade (colesterol bom)
Você pode aumentar o colesterol bom no seu corpo comendo gorduras insaturadas, como ômega 3, abacate, azeite de oliva e nozes, no entanto, o exercício é a chave para manter os seus níveis de colesterol num estado ideal.
Lipídios de baixa densidade (mau colesterol)
O colesterol de baixa densidade é ruim quando excede a capacidade do colesterol bom de ser transportado, isso faz com que as gorduras ruins circulem livres e adiram às artérias ou veias.
Os alimentos com colesterol de baixa densidade são: manteiga, queijo, leite integral, sorvete, creme e carnes gordurosas. Alguns azeites vegetais, como o azeite de palma, entre outros.
Triglicerídeos
Outro tipo de lipídios são os triglicerídeos, formados a partir do consumo de açúcares e farinhas que constituem a reserva energética do seu organismo, armazenados nas células adiposas. O excesso de calorias traz consigo o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e a inflamação do pâncreas, mais conhecida como pancreatite.
Importância dos lipídios
As lipídios são essenciais na nossa alimentação, muitas funções hormonais e metabólicas dependem de uma quantidade razoável delas nos alimentos que você ingere por dia, o importante é você identificar quais são mais benéficas e quais são mais prejudiciais.
Por exemplo, as frituras contêm um alto percentual de gorduras ruins, enquanto as gorduras de origem vegetal e o ômega 3 contribuem para o aumento das gorduras boas.
Saiba mais sobre lipídios em: https://brainly.com.br/tarefa/1617741
#SPJ2