• Matéria: Filosofia
  • Autor: maria123bueno
  • Perguntado 6 anos atrás

O que é um imperativo em ética? O que é algo categórico? Explique o Imperativo Categórico desenvolvido por Immanuel Kant em sua ética. URGENTE

Respostas

respondido por: fabricioquintino1478
6

Resposta:

Explicação:

A área da ética que enfrenta a questão do modo como devemos viver é a Ética Normativa, que floresceu na  época do Iluminismo, quando os filósofos passaram a entender que aquilo que deveria pautar as escolhas  morais deveria ser a razão humana, e não os valores religiosos. O imperativo categórico de Kant é uma  importante expressão das perguntas acerca da ação moralmente correta que marcaram esse período. Por  meio do Imperativo Categórico, Kant procurou proporcionar um padrão pelo qual determinamos o que é  obrigatório ou permissível fazer.

Desse modo, no pensamento de Kant, entrelaçam-se as noções de liberdade e de dever. A razão humana seria  uma razão legisladora e, por isso, pela atividade do pensamento, seria possível chegar a normas. Essas  normas seriam universais porque são fundadas na razão, algo que todos os humanos possuem. Ao obedecer  às normas, a pessoa exerceria sua liberdade de estabelecer, por meio da razão, aquilo que é correto. Para  Kant, podemos entender que o dever é uma expressão da racionalidade humana.  

Mas o homem, sabia Kant, não é formado apenas de razão, pois ele possui também desejos, medos e  interesses que interferem em suas decisões. Por isso, Kant acreditava que, em qualquer decisão, o homem  deveria observar se sua ação pode ser universalizada, ou seja, aplicável a todos sem que ninguém seja  prejudicado por ela. Se não puder ser universalizada, não se trata de uma ação moralmente correta.

Perguntas similares