Assim como os índios receberam influência de sociedades não indígenas, eles também passaram alguns de seus costumes a outras sociedades. Cite dois costumes indígenas que usamos no nosso cotidiano
Respostas
Resposta:
Você sabe dizer por que temos o hábito de tomar banho todos os dias? Ou por que gostamos de comidas à base de milho, mandioca, batata-doce, palmito e frutas, como o guaraná? Esses e muitos outros costumes foram herdados dos índios, os primeiros habitantes do Brasil.
Eles também nos presentearam com a rede, a canoa e a jangada, entre outros itens. Transformam argila em utensílios e deram origem a muitas palavras do nosso vocabulário, como pipoca, gambá e Sergipe, além de nos ensinar a como retirar da natureza as plantas, que foram transformadas em remédios.
É por essas e tantas outras razões que na terça-feira, dia 19 de abril, comemora-se o Dia do Índio. “Eles merecem respeito, principalmente porque estavam no Brasil muito antes do País ser descoberto pelos portugueses”, afirma Daniel Dammann, 9 anos, de São Bernardo. “É um povo que deu origem à nossa cultura. Herdamos muitos costumes, não tem como esquecer”, comenta Hadassa Tavares Santos, 10.
Os amigos estudam no Centro Educacional Jean Piaget, em São Bernardo. Lá, em meio às árvores e hortas, aprendem um pouco sobre o tema. “Gosto da forma que eles pintam o rosto e o corpo. E o mais legal é que utilizam frutas para fazer as tintas”, explica Gabriel Gonzalez, 6, que mora em São Paulo, mas estuda na escola da região. “Hoje, muitos índios já se vestem como nós e moram em casas parecidas. Nem sempre dá para reconhecê-los.”
Há no Brasil cerca de 300 povos indígenas, cada um com sua cultura, tradição e língua. Isso significa dizer que alguns incorporaram mais que outros os elementos da sociedade não indígena, mas não deixaram sua identidade de lado.
Explicação: