• Matéria: Geografia
  • Autor: Armyperdida27
  • Perguntado 6 anos atrás

01)explique o fenômeno conhecido como movimento aparente do Sol

02)durante as comemorações de ano-novo muitas imagens compartilhadas na internet aborda o fato de a paisagem do dia 31 de dezembro para o dia primeiro de janeiro acontecendo Japão na Austrália ou na Nova Zelândia entre 11 e 15 horas antes de ocorrer no Brasil.

a)qual é o movimento da terra responsável pela unidade de tempo denominada como ano?

b)porque as comemorações de ano novo na Austrália acontecem cerca de 13 horas antes em relação as do Brasil. Qual movimento do planeta influencia no início noda festividade?

c) essa é pessoal;-;

04)a lua é um satélite porque além do movimento de rotação (em torno de seu próprio eixo), realiza o movimento de translação ao redor de um planeta a terra o tempo de duração desses dois movimentos é praticamente o mesmo (cerca de 29 dias). É por isso que sempre vemos a mesma face o lado visível da lua no entanto a quantidade da superfície que podemos ver a face da lua depende de posição deste astro em relação ao planeta e ao sol

a) no início deste capítulo você conheceu o que é um satélite artificial porque a lua é considerada um satélite natural da terra?

b)(pessoal;-;)

c)em qual das fases a lua não é visível porquê?

5)quais são as camadas da estrutura interna da terra? descreva as principais características de cada uma delas.​

Anexos:

Respostas

respondido por: borgesricardo65
24

Resposta:

1)Ao longo do dia e do ano,o movimento aparente do sol resulta no movimento de rotação da terra,outra de sua consequência traduz na sucessão do dia e da noite e na variação da temperatura do ar ao longo das 24 horas do dia.

2)A-O movimento é chamado de translação, é o movimento que a terra faz em torno do sol, a cada volta dada é contato 1 ano.

B-Por conta dos Fusos horários,isso é o tempo em horas que se passa em cada região do planeta.A Translação é movimento que faz com que a festividade ocorra,já a rotação é a que faz com que as festividades ocorreram em horários diferentes.

C-Pessoal

4)A-A lua é considerada satélite natural da terra pois ela está "presa" ao nosso campo gravitacional.

B-Pessoal

5)Para melhor compreender como tudo isso funciona e organiza-se, a estrutura interna da Terra foi classificada em três principais camadas: a crosta, o manto e o núcleo, havendo entre elas algumas descontinuidades: a de Mohorovicic e a de Gutenberg. Juntas, essas camadas atingem aproximadamente 6.370 quilômetros entre a superfície e o centro do planeta.

Crosta Terrestre:

A crosta terrestre é a primeira das camadas da Terra, sendo também a menor e mais “fina” entre elas. Sua profundidade oscila entre 5 km (em algumas áreas oceânicas) e 70 km (em zonas continentais).

Essa camada é subdividida em crosta superior, também chamada de camada sial, e crosta inferior, chamada de camada sima. A primeira é composta predominantemente por silício e alumínio (o que explica a sua denominação) e abriga as formas de relevo e todas as atividades humanas realizadas sobre a superfície terrestre. Já a segunda é composta por silício e magnésio e pode ser melhor visualizada em regiões oceânicas, onde a camada sial não existe ou é muito fina.

Apesar de ser a camada mais fria da Terra, a crosta pode apresentar uma temperatura próxima aos 1000ºC em determinados pontos.

Manto:

O manto terrestre posiciona-se abaixo da descontinuidade de Mohorovicic, que fica abaixo da crosta. É a mais extensa das camadas da Terra e sua profundidade máxima alcança os 2.900 km, ocupando cerca de 80% do volume total do planeta. Sua composição é de silicatos de ferro e de magnésio, e as rochas encontram-se em forma de material pastoso chamado de magma, por causa do calor advindo do interior da Terra, com temperaturas médias de 2.000ºC.

O manto superior é mais pastoso que o inferior e está em movimentação. Em virtude da força exercida por esses movimentos, seus efeitos são sentidos na crosta terrestre, causando o movimento das placas tectônicas.

Núcleo:

O núcleo terrestre, posicionado abaixo da descontinuidade de Gutenberg e abaixo do manto, é o mais quente das camadas da Terra e também é dividido em exterior e interior. Sua composição predominante é o NIFE (níquel e ferro).

O núcleo externo encontra-se no estado líquido, enquanto o núcleo interno encontra-se no estado sólido, por causa da extrema pressão aplicada sobre ele. As temperaturas oscilam entre 3.000 e 5.000ºC. Em razão de o núcleo interno ser uma “bola” maciça cercada por uma esfera líquida, seu movimento de rotação é mais rápido do que o da Terra, o que ajuda a explicar as origens e os efeitos do magnetismo do nosso planeta.

Espero ter ajudado bons estudos!!

Perguntas similares