Questões 1) Releia o título e o subtítulo do artigo Título: Hormônio da solidão Subtítulo: Foi descoberto um composto que é capaz de debelar os efeitos da solidão a) Qual é a função do título? O que ele informa sobre o assunto? b) Qual é a função do subtítulo? c) Com base nas informações transmitidas no texto e nas funções do título, você o considera adequado? Explique. d) No subtítulo, foi usado a voz passiva (“foi descoberto um composto”) no lugar da voz ativa (“descobriram um composto). Explique o efeito (resultado) de sentido que essa escolha proporciona ao texto. 2) Releia o parágrafo que inicia o artigo, observando o trecho destacado a seguir. A punição para quem já está preso é a solitária. a) Segundo o autor, por que ficar na solitária é uma punição pior do que estar preso? b) Por que o autor usa a referência do encarceramento (prisão) na solitária? 3) Releia o segundo parágrafo do texto. a) Identifique expressões que indicam tempo e lugar. Qual é a função delas no artigo? b) Qual é a função da estatística no artigo?
Respostas
Resposta:
quero muito saber alguém ajuda
1. Encontramos no texto Hormônio da solidão, de Fernando Heinach, uma reflexão sobre a sociedade em que vivemos e os impactos da solidão.
- a) A função do título é chamar atenção do leitor, provocando-o, e informar sobre o conteúdo que está no texto, oferecendo uma prévia do assunto.
- b) O subtítulo serve para reforçar o título e complementar, brevemente, outro aspecto que será exposto no texto.
- c) Muito adequado, uma vez que torna o texto interessante, é coerente com o conteúdo e sintetiza, em uma ideia, todas as informações.
2. O autor compara o isolamento carcerário ao auto-isolamento.
- a) O autor justifica que o humano é um ser social, e estar preso em uma solitária é mais penoso, pois aumenta o sofrimento.
- b) É porque as pessoas solitárias se isolam completamente do convívio social, potencializando os males da solidão em suas residências, tal qual os presidiários são submetidos à solidão nas solitárias.
3) As expressões no segundo parágrafo revelam que:
a) Ideias de tempo, cumprem função de comparar as épocas
- "Nas sociedades modernas"
- "Nas sociedades primitivas"
- "Hoje é possível"
Ideia de lugar, cumprem função de comparar o comportamento entre as épocas
- "nossa tribo"
- "numa grande cidade"
A solidão e o homem moderno
O individualismo que o neo-liberalismo financia na sociedade causa, entre muitos outros problemas, a solidão.
Mais do que estar sozinho, a solidão individualista causa sofrimento, pois cria contradições na mente dos indivíduos.
A humanidade é resultado de um longuíssimo processo de interação e cooperação entre os indivíduos, que buscaram sempre agir coordenadamente pelo bem comum.
Mas o neo-liberalismo faz as pessoas competirem ao invés de cooperarem. O conflito que essa competição causa, faz as pessoas se afastarem umas das outras, pensando em velhos jargões liberais:
- "só depende de mim"
- "eu sou responsável pelo meu sucesso"
- "eu preciso ser melhor que todos para chegar aonde ninguém chegou"
É nessa altura que o texto Hormônio da Solidão atinge a ferida da sociedade atual:
- Não seria melhor curar a solidão mudando o comportamento ao invés de desenvolver uma droga para perpetuar esse modo de operar que não é natural?
Aprenda mais sobre Hormônio da Solidão em: https://brainly.com.br/tarefa/32381916
#SPJ2