1-
Faça uma pesquisa sobre os principios éticos na tradição do confucionismo e depois crie uma definição
que represente a sintese da ética para nessa tradição filosófico-religiosa.
Respostas
Resposta:
Existe um grande debate entre os estudiosos do Confucionismo quanto a maneira de classificá-lo. Alguns defendem que é uma religião; outros argumentam que é um sistema filosófico ético e moral. Apesar dessa falta de consenso quanto à sua natureza, o que não se pode negar é a influência que esse conjunto de ideias teve no desenvolvimento da China.
O confucionismo estabelece um código de ética fundamentado nos chamados “cinco constantes”, a saber:
Benevolência; Justiça;
Costumes ou ritos próprios;
Conhecimento e Integridade.
Esses princípios foram incorporados à cultura chinesa e fazem parte do seu jeito de pensar e conduzir a própria vida. Os fundamentos das condutas defendidas por Confúcio ditam o modo de se estudar, o modo de se temperar uma comida e também de se relacionar com parentes e amigos.
Dentre os cinco constantes, o principal é a benevolência, conhecida em mandarim como rén (仁), significa a boa sensação que uma pessoa virtuosa experimenta quando é altruísta. Poderia, nas palavras de Confúcio, ser exemplificado como os sentimentos protetivos dos pais em relação aos filhos. Diz a tradição que um estudante perguntara a Confúcio quais seriam as regras para ser uma pessoa benevolente, e este teria respondido com uma de suas máximas mais conhecidas:
“Não veja nada impróprio, não ouça nada impróprio, não diga nada impróprio, não faça nada impróprio”
Explicação:
Espero ter ajudado ✌✌
Resposta:
Humanidade, justiça, rituais, conhecimento, integridade, lealdade, piedade filial, continência, honestidade, bondade e perdão, juízo e senso de certo e errado, bravura, amabilidade e gentileza, respeito, frugalidade, modéstia e discrição.
Explicação:
Síntese: "Trate os outros, como gostaria de ser tratado"