Alguns países da América Latina intensificaram a industrialização a partir de 1950, quando começou o processo de internacionalização da economia, com a expansão das empresas estrangeiras (as multinacionais ou transnacionais). Outro fator importante dessa internacionalização da economia foi a associação do Estado com grandes oligopólios. Responda o que se pede, sobre a industrialização da América Latina: a) Caracterize o tipo de industrialização da América Latina. b) Quais são os países latino-americanos considerados emergentes? ME RESPONDE POR FAVOR ESTOU DESESPERADO
Respostas
A) Países como México, Argentina e Brasil, além de outros, são considerados de industrialização tardia ou retardatária. Eles recebem esse nome pelo fato de terem ingressado no processo de industrialização quase cem anos após a Primeira Revolução Industrial em relação a países da Europa, Estados Unidos e Japão.
A industrialização tardia caracteriza-se, principalmente, pela instalação de empresas estrangeiras, as multinacionais. Por isso, alguns críticos afirmam que esses países não SE industrializaram, mas FORAM industrializados.
A Crise de 1929 contribuiu também para o processo de industrialização da América Latina. Com a queda da economia norte-america, os países latinos, com grande dependência econômica em relação aos Estados Unidos, deixaram de receber capitais da venda de produtos agrícolas e matérias-primas. Por essa razão, sem dinheiro para comprar produtos industrializados importados, grande parte dos países latinos foram obrigados a fabricar seus produtos. Fato que teve maior evidência no Brasil, na Argentina e no México.
B) Brasil, México e Argentina