Das afirmativas descritas a seguir, qual não está de acordo com a condição dos trabalhadores no período da revolução industrial? *
a) O trabalhador desempenhava tarefas mecanicamente repetitivas, o que muitas vezes o levava ao adoecimento.
b) Por um lado, o dono da indústria possuia os meios de produção e obtinha altos lucros, o funcionário vendia sua força de trabalho com baixa remuneração.
c)As condições eram boas, com rotina de trabalho reduzida, salários justos, boas condições de moradia, saúde e alimentação.
d) Os trabalhadores eram mal remunerados, explorados e não possuiam direitos trabalhistas.
Respostas
Resposta: C
Explicação: O erro está em dizer que os trabalhadores tinham condições boas de vida e trabalho, o que acontecia era exatamente o oposto disso
Resposta:
Olá!
A Revolução Industrial teve início em meados do século XVIII, na Inglaterra e em poucas décadas se espalhou pela Europa Ocidental e Estados Unidos. Marca um período histórico de transição da produção manufaturada para a produção por máquinas.
Analisemos então as alternativas:
a. Formação, nos grandes centros de produção, das associações de operários denominadas trade unions, que promoveram a conciliação entre patrões e empregados.
Incorreta: Antes da Revolução Industrial, os trabalhadores (artesãos) trabalhavam em suas oficinas e ateliês e contavam com aprendizes como auxiliares. Não houve conciliação entre patrões e empregados, o que houve foi a criação de grandes fábricas onde os operários trabalhavam até 14 horas diárias e ainda não existiam associações de trabalhadores.
b. Declínio do proletariado como classe na nova estrutura social, valorização das corporações e manufaturas.
Incorreta: Ao contrário, houve uma desvalorização do trabalho manufaturado.
c. Redução do processo de urbanização, aumento da população dos campos e sensível êxodo urbano.
Incorreta: Ao contrário, ocorreu o início do êxodo rural e aumento da população urbana.
d. Maior divisão técnica do trabalho, utilização constante de máquinas e afirmação do capitalismo como modo de produção dominante.
Correto: A Revolução Industrial é um grande marco para o fortalecimento do capitalismo como sistema predominante.
e. Manutenção da estrutura das grandes propriedades, com as terras comunais, e da garantia plena dos direitos dos arrendatários agrícolas.
Incorreto: Não houve garantia de direitos dos arrendatários, foi a decadência da era feudal.
Explicação: