• Matéria: História
  • Autor: danielkatsutani
  • Perguntado 6 anos atrás

Jerusalém era importante para três grandes religiões, escreva em um parágrafo qual a importância da cidade para cada uma delas?

Respostas

respondido por: igorjeronimo04
0

Resposta:

PROCURA AI NO MEIO QUE VC ACHA

Explicação:                              

Jerusalém, uma das mais antigas cidades do mundo, localiza-se no oeste do continente asiático, entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Morto, na extremidade de um planalto. Israelenses e palestinos disputam há décadas essa cidade, que é considerada sagrada para três grandes religiões: judaísmo, cristianismo e islamismo. Divide-se em uma porção oriental, que representa a parte leste, atualmente sob o domínio de Israel, mas reivindicada pelos palestinos como capital, e uma porção ocidental, que é a porção da cidade que permaneceu sob controle de Israel após a guerra árabe-israelense.

Leia também: História de Jerusalém

Dados Gerais de Jerusalém

População

857.752 habitantes

Significado

Em hebraico: Yerushaláyim / Cidade da Paz

Em árabe: Al-Quds / A Sagrada

Religião

64% de judeus

32% de muçulmanos

2% de cristãos

2% de outras religiões

Densidade populacional

5.750,4 habitantes por km2

Onde fica?

A cidade de Jerusalém está situada na extremidade de um planalto, na parte montanhosa no sul de Israel conhecida como Judeia. Está a leste da cidade de Tel Aviv e do Mar Mediterrâneo e a oste do Mar Morto. A cidade está cercada por vales, como o Vale do Cédron, na porção sul, e o Vale do Tyropoen, a noroeste.

Mapa

Localização da cidade de Jerusalém entre Israel e Jordânia.

Localização da cidade de Jerusalém entre Israel e Jordânia.

Clima

O clima é o mediterrânico, caracterizado por uma estação de verão quente e seca e uma estação de inverno com temperaturas baixas e períodos chuvosos, com incidência de neve.

A temperatura média na cidade é de 17,5ºC. Janeiro é o mês mais frio, com temperatura média de 9ºC, e agosto é o mês mais quente, com temperatura média de 24,5ºC. Os índices pluviométricos alcançam anualmente 550 milímetros, e o período de chuva geralmente ocorre entre os meses de novembro e março.

Demografia

Jerusalém é constituída principalmente por judeus, que representam cerca de 64% da população. Os árabes representam cerca de 32% da população, e os cristãos, 2%. A cidade costuma receber bastante imigrantes, mas o número de habitantes que a deixam ainda supera o número de pessoas que chegam.

O crescimento populacional na cidade é elevado, em razão das altas taxas de natalidade, principalmente entre a população árabe. Em 2007, Jerusalém tinha uma população de 732.100 habitantes. O número cresceu para 857.752 habitantes em 2015.

O número de judeus na cidade tem decrescido. Muitos têm saído à procura de outros lugares para viver, em razão do elevado custo de habitação em Jerusalém e da falta de oportunidades de trabalho. A taxa de natalidade entre os palestinos também supera a dos judeus.

Saiba também: Qual a diferença entre árabes e muçulmanos?

Jerusalém Ocidental tem apresentado melhor desenvolvimento econômico do que Jerusalém Oriental. A taxa de desemprego em Jerusalém (8,3%) é maior que a média nacional (9,0%), e as famílias árabes estão mais inseridas no mercado de trabalho que as famílias judaicas. A cidade de Tel Aviv constitui o centro financeiro de Israel, contudo, o número de empresas de alta tecnologia estão instalando-se em Jerusalém, gerando empregos e incentivos para novos negócios.

Religião e o Muro das Lamentações

Jerusalém é considerada uma cidade sagrada por três grandes religiões: judaísmo, cristianismo e islamismo. Para os judeus, a cidade é sagrada por ter sido capital do Reino de Davi. Foi também o local em que o Rei Salomão ergueu o templo para guardar a Arca da Aliança, objeto que continha as tábuas sagradas em que foram escritos os “Dez Mandamentos”. Esse templo foi destruído pelos romanos, restando apenas uma de suas paredes, que hoje é conhecida como o Muro das Lamentações.

Para os muçulmanos, Jerusalém é considerada a cidade onde Maomé ascendeu ao céu. Para os cristãos, a cidade de Jerusalém representa o local onde Jesus realizou muitos milagres e, no local em que Jesus foi sepultado e ressuscitou, foi construída a Igreja do Santo Sepulcro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Muro das Lamentações é o segundo local mais sagrado para os judeus.

O Muro das Lamentações é o segundo local mais sagrado para os judeus.

Perguntas similares