Segundo Hilsdorf (2007, p. 15), a expulsão dos jesuítas pode ser entendida como “manifestação da crise do Antigo Regime português e do encaminhamento intencional que a ela deu Pombal no âmbito do Absolutismo Ilustrado, com a transferência do controle da educação escolar da Companhia de Jesus para o Estado português”. Sobre a reforma da instrução pública promovida pelo primeiro-ministro Marquês de Pombal, jugue os itens a seguir:
I Em 1773, Marquês de Pombal editou um conjunto de medidas que visavam a retirada dos jesuítas dos mais altos cargos com o objetivo de instituir outras práticas culturais e pedagógicas nas instituições e cotidiano das pessoas.
II A reforma pombalina consistiu, apenas, em retirar a educação escolar das mãos da igreja, uma vez que os conteúdos ensinados e os métodos continuaram amparados pela pedagogia jesuítica.
III Após a expulsão dos jesuítas a instrução pública em Portugal e nas colônias alcançou um alto grau de excelência, tendo em vista a substituição do ideário religioso pelos estudos da filosofia e ciência moderna.
IV Pombal estruturou também os estudos menores com o ensino das primeiras letras e das humanidades e os estudos maiores com a reestruturação da Universidade de Coimbra.
V Com a reforma pombalina a Coroa nomeou professores, estabeleceu planos de estudo e inspeção e modificou o curso de humanidades, típico do ensino jesuítico.
Estão CORRETAS as afirmativas:
II, III e V.
I, IV e V.
I, III e V.
II, IV e V.
I, III e IV.
Respostas
respondido por:
49
A resposta coreeta é I,IV e V
graciliano123:
1.4.5. livro maria arruda aranha (2006 pg 185)
respondido por:
12
resposta correta I , IV, V
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás