As estatísticas indicam que o uso do cinto de segurança deve ser obrigatório para prevenir lesões mais graves em motoristas e passageiros no caso de acidentes. Fisicamente, a função do cinto está relacionada com qual Lei de Newton?
Respostas
Bom dia,
Quando um automóvel se envolve em um acidente, normalmente ele perde sua velocidade repentinamente e com isso os passageiros (incluindo o motorista) continuam o movimento. Daí a importância do uso do cinto, para que os passageiros não continuem o movimento e possam se machucar.
A lei de Newton, que explica esse fato é a Primeira Lei de Newton, Princípio da Inércia.
A função do cinto de segurança está relacionada com a Primeira Lei de Newton.
Explicação:
Em caso de acidentes, ou onde o carro freia de forma brusca, o corpo dos passageiros tendem a serem jogados para frente, isto é, para fora do assento do veículo.
Nessa situação, o cinto de segurança exerce uma força contrária a esse movimento de ser jogado para fora do banco, mantendo os passageiros parado em seus assentos.
Uma das Leis de Newton afirma que um corpo tende a permanecer em repouso enquanto a somatória das forças que agem sobre o corpo for igual a zero (0), que é a Lei da Inércia.
No momento do acidente, a soma da força do impacto com a força exercida pelo cinto de segurança é igual a zero (0), o que mantém o corpo no movimento anterior, ou seja, parado em relação ao carro (repouso).
Portanto, pode-se concluir que a função do cinto está relacionada com a Primeira Lei de Newton, a Lei da Inércia.
Aprenda mais sobre a Primeira Lei de Newton em: https://brainly.com.br/tarefa/921235