Respostas
Pitágoras de Samos foi um dos grandes filósofos pré-socráticos e matemáticos da Grécia Antiga.
Segundo uma de suas teorias “tudo é número”, essa é um fragmento que indica uma explicação para a realidade de tudo que existe no mundo. A ele foi atribuído o uso e criação dos termos “filósofo” e “matemática” como também muitos outros termos técnicos dentro da matemática e geometria.
Estudou matemática, astronomia, música, literatura e filosofia na sua cidade natal. Foi orientado na cidade grega de Mileto por um dos maiores filósofos pré-socráticos: Tales de Mileto.
- Fundou uma escola de caráter místico-filosófico que ficou conhecida como “Escola Pitagórica
- Ministrou aulas nas áreas matemática (aritmética e geometria), astronomia, música, filosofia, política, religião e moral.
- Um dos mais importantes teoremas da geometria é o Teorema de Pitágoras. É representado pela fórmula (c²= a²+b), o que possibilitou a descoberta dos números irracionais e o surgimento do conceito de raiz quadrada
- Segundo historiadores muitos dos desenvolvimentos matemáticos e geométricos atribuídos a Pitágoras na verdade são produto dos trabalhos dos pitagóricos, os que seriam os descendentes intelectuais de Pitágoras e membros de sua escola.
Resposta:
Há muitos anos foi atribuído aos pitagóricos o exemplo mais famoso de segmentos incomensuráveis: a relação da diagonal do quadrado com o seu lado. Essa medida resultava num valor que não podia ser representado em forma de uma fração, portanto não poderia ser um número racional.
Explicação passo-a-passo: