Termo criado e instituído por Giorgio Vasari (1511-1574), pintor e escultor italiano, tradicionalmente empregado para designar, a partir do século XV, um ressurgimento da literatura e das artes por força da redescoberta de obras e autores da Antiguidade. Ficava, com o termo, caracterizada uma volta ao passado, especialmente à cultura greco-latina, fonte por excelência do pensamento e da arte. [...] Historiadores modernos ampliaram tais concepções, atribuindo ao termo uma verdadeira ruptura com a religiosidade medieval. Assim, o Renascimento implicaria uma redescoberta do homem, fazendo com que o teocentrismo da Idade Média cedesse lugar ao antropocentrismo. […] AZEVEDO, Antônio Carlos do Amaral. Dicionário de nomes, termos e conceitos históricos. São Paulo: Nova Fronteira, 1999. p. 387. Com base no texto e em seus conhecimentos, assinale a alternativa incorreta a respeito do renascimento cultural.
A As artes plásticas eram inspiradas na cultura greco-romana, que valorizava equilíbrio, rigor e riqueza nos detalhes.
B A maioria dos mecenas vivia na Itália e, graças à riqueza comercial de cidades como Florença, as produções artísticas eram financiadas.
C O antropocentrismo valoriza o ser humano, visto como a mais perfeita criação de Deus.
D A invenção da imprensa por Gutenberg possibilitou a reprodução de obras literárias em grande escala e a custo mais baixo.
E) Os livros passaram a ser escritos em latim e neles havia forte presença dos dogmas da Igreja.
yasminalveserenato16:
me ajudem pfvr
Respostas
respondido por:
12
Resposta:
é a letra e porque é né porque é
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás