em quais veículos de comunicação esse texto poderia ser públicado?
b) a que público o texto se dirige? explique
c) com base no contexto em que foi publicado e por se tratar do tema das crianças desassistidas,por que será que Dimenstein atribuiu esse título ao livro, que efeito de sentindo esse título produziu em você?
Respostas
Resposta:
a) em um jornal ,revista dentre outros .
b)a sociedade , para prestarmos mais atenção nessas pessoas.
c) para as pessoas refletirem sobre a vida nas ruas,produziu uma pena e como que se a sociedade tivesse culpa de essas crianças e adolescentes que estão nas ruas .
espero ter ajudado!!!
Sobre o artigo “Paz social”, de Gilberto Dimenstein, podemos afirmar que:
- a) O texto poderia ser publicado em diferentes veículos de comunicação, desde jornais e revistas a sites. Ele ajuda a levantar o debate da desigualdade social que reina no Brasil, desencadeada pelas raízes históricas e pela carência de políticas públicas eficazes.
- b) O texto é dirigido a todo cidadão brasileiro, pois os problemas sociais afligem não somente quem mora nas regiões periféricas, é uma questão mais ampla, que gera reflexos em toda a sociedade. Não adianta se comportar como se o problema não existisse, pois, mesmo que não se queira, ele está presente e será preciso conviver com ele.
- c) O título do livro “O cidadão de papel”, que foi publicado em 1993, remete ao fato de como a sociedade se comporta diante da desigualdade social entre as crianças desassistidas, como se fossem frágeis como papel. A diferença é que, neste caso, o papel não se dissolve em água, ao contrário, ele vai continuar a existir, mesmo que caia uma tempestade. Logo o efeito de sentido trazido pela expressão do título remete, por um lado, à hipocrisia social dos cidadãos e, por outro, ao fato de que não é tão simples resolver o problema da carência social entre as crianças marginalizadas.
Gilberto Dimenstein
O jornalista Gilberto Dimenstein sempre atuou em defesa de uma sociedade mais justa entre os brasileiros. Seu trabalho ligado aos temas sociais e à educação tornou seu nome conhecido nacional e internacionalmente. Participou da criação da ANDI - Comunicação e Direitos, que trabalha em prol de ações sociais por meio da mídia. Também é de sua autoria o projeto bairro-escola, que começou em São Paulo e se tornou exemplo para ações da Unicef e Unesco ao redor do mundo.
Saiba mais sobre igualdade e direito em:
https://brainly.com.br/tarefa/50246989
#SPJ3