Somente a partir da primeira metade do século XX novas abordagens historiográficas (sobretudo a da escola dos Annales) questionaram a proeminência dos registros escritos e abriram espaço para a diversidade de fontes. Os historiadores passaram, então, a construir suas narrativas baseadas em outros tipos de registros, entre eles podemos citar: I. Orais. II. Sonoros. III. Iconográficos. IV. De cultura material. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I e II, apenas. Alternativa 2: II e III, apenas, Alternativa 3: III e IV, apenas. Alternativa 4: I, II e III, apenas. Alternativa 5: I, II, III e IV.
Respostas
Resposta:
I, II e III
I. Orais.
II. Sonoros.
III. Iconográficos
Explicação:
I. Orais.
Os documentos orais são representativos, principalmente em culturas que não dominam a escrita, nas quais sua história é transmitida oralmente.
II. Sonoros
Os documentos sonoros consistem nas músicas e nos ritmos, em geral, que também informam sobre como pensavam os homens de determinada época.
III. Iconográficos
Nos documentos iconográficos, podemos representar as ideias, as pessoas, os acontecimentos, por meio de desenhos, pinturas e fotografias.
Acredito que seja isso..
Espero ter ajudado...
Resposta:
Todas as alternativas estão corretas
Explicação:
Na perspectiva histórica da Escola dos Annales, fundada por Frebvre e Marc
Bloch, é proposta a utilização de diversos tipos de fontes, não se restringindo
apenas à utilização da história política, dos grandes feitos, como propunham os
positivistas. Isto porque,
diante dessas considerações configura-se a necessidade da utilização de
diversas metodologias, fontes e linguagens para a construção de uma
História mais atrativa para os jovens desinteressados e desmotivados
diante de repetições, decorações e nulidade analítica. Dentre as linguagens que podem ser abordadas no estudo da História estão a literatura,
a música, a cultura material e imaterial, o teatro, as artes plásticas e o
cinema (FERRAZ; CAVALCANTI, 2006, p. 159).
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