• Matéria: ENEM
  • Autor: vanessafereira8535
  • Perguntado 6 anos atrás

De acordo com Schmidt (2002), o professor de História pode ensinar o aluno a adquirir as ferramentas de trabalho necessárias; o saber-fazer bem, lançar os germes do histórico. Ele é responsável por ensinar o aluno a captar e a valorizar a diversidade dos pontos de vista. Ao professor cabe ensinar o aluno a levantar problemas e reintegrá-los num conjunto mais vasto de outros problemas, procurando transformar, em cada aula de história temas em problemática. ​ SCHMIDT, Maria Auxiliadora. A formação do professor de história e o cotidiano da sala de aula. In: BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histórico na sala de aula. 7ª ed. São Paulo: Contexto, 2002. A partir de sua análise podemos afirmar que: I. O professor desprende-se do seu eu, legando ao aluno o lugar de fala, respeitando-o enquanto sujeito histórico e promovendo a interação no processo de ensino. II. O conhecimento é poder e os discursos históricos são dotados de intencionalidade, logo devemos levar essa noção crítica também aos alunos, dando-lhes a capacidade de opinar. III. O professor historiador deve analisar e usar teorias como ferramentas, avaliá-las com a mesma precisão que o historiador busca em suas fontes, utilizar de múltiplos dispositivos para tornar a história atrativa e não distante do cotidiano do aluno.

Respostas

respondido por: brendabaseggio
0

Resposta:

Alternativas I, II e III

respondido por: amandasantana97
0
A alternativa 5 está correta.
Assim como a apresentação do conteúdo didático seguindo o livro e o projeto pedagógico, onde além de utilizar o material o educador irá utilizar elementos que promovam a socialização e a troca em sala de aula, fortalecendo o entendimento do aluno quanto o espaço que ele está inserido.
A prática da avaliação proposta pelas PCN's tem como objetivo reunir um conjunto de resultados práticos e dinâmicos do ensino com o intuito de desenvolver a estrutura escolar.
Além disso,  dentre os objetivos das PCN's nesses dois campo (história e geografia), temos:
A necessidade de compreender a cidadania como participação social e política.
O exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade.
Perguntas similares