• Matéria: História
  • Autor: paulafernandes15
  • Perguntado 6 anos atrás

- HISTÓRIA – A respeito da Revolução do Porto e o contexto econômico de Portugal na segunda década do século XIX: *

a) Foi uma assembleia formada por representantes políticos do Reino. Os deputados portugueses queriam que Dom João VI voltasse para Portugal e, com o auxílio das Cortes de Lisboa, governasse o reino.

b) Era um momento de crise econômica, causada principalmente pela perda dos lucros que os portugueses obtinham com o monopólio do comércio brasileiro e a principal reivindicação era a volta de Dom João VI à Portugal.

c) Dom Pedro começou a tomar decisões que indicavam uma tendência separatista, expulsou da cidade de Porto os soldados portugueses que se recusavam a jurar fidelidade a ele. A situação econômica era estável.

d) Foi um revolução com o apoio dos conservadores, proprietários rurais, altos funcionários, juízes e grandes comerciantes, que foi fundamental para que a proclamação da independência pudesse ocorrer sem alterar a ordem social e econômica do Brasil, e, além disso, garantir sua permanência como Monarca fora de Portugal.

Respostas

respondido por: joycecost55
1

Resposta:

Foi uma assembleia formada por representantes políticos do Reino. Os deputados portugueses queriam que Dom João VI voltasse para Portugal e, com o auxílio das Cortes de Lisboa, governasse o reino.

Perguntas similares