Em 1578, dom Sebastião, rei de Portugal, morre na batalha de Alcácer-Quibir. Sem descendentes, o trono foi entregue a seu tio dom Henrique, que viria a falecer dois anos depois, sem deixar herdeiro. Depois de acirrada disputa, a Coroa portuguesa acabou nas mãos de Filipe II, rei espanhol, dando início à chamada União Ibérica. Com esta união, um tradicional inimigo da Espanha torna-se inimigo de Portugal. Das opções abaixo, assinale aquele que se tornou inimigo de Portugal. A.Holanda B.Alemanha C.Itália D.Inglaterra E.EUA
Respostas
Resposta:Alternativa A
Explicação:
A União Ibérica foi a unificação dos tronos da Espanha e de Portugal. Essa unificação teve início com a crise de sucessão que ocorreu com o desaparecimento de Dom Sebastião, rei de Portugal, em batalha contra os mouros no ano de 1578.
Ainda que com sua morte, Dom Henrique (seu tio avô) tenha assumido o trono, em 1580 esse novo rei veio a falecer sem deixar herdeiros diretos. Então, três homens alegaram parentesco com Dom Sebastião e queria reivindicar o trono, sendo que Filipe II - um desses homens - invadiu Portugal e, com apoio da nobreza, foi coroado rei de Portugal e da Espanha, dando origem à União Ibérica, que perdurou de 1580 a 1640.
Após essa anexação de Portugal pela Espanha, a União Ibérica teve problemas com a Holanda, o que mais tarde culminou até mesmo na invasão do Brasil pelos holandeses.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/15585792