Respostas
Resposta:
Coreia do Sul
O país asiático tem algumas das empresas tecnológicas mais importantes do mundo graças aos incentivos ao setor privado. Além disso, é o maior fabricante de smartphones e televisores. A sua aposta na educação superior se traduz num grande número de pesquisadores.
Alemanha
A medalha de prata é para o país germano pelo valor agregado da sua indústria e pela concentração de empresas de alta tecnologia que promovem a pesquisa em setores como o automobilístico ou o eletrônico. Também é um dos cinco países com mais empresas unicórnio.
Finlândia
É um dos países que mais investem em P+D (3,2 % do seu PIB) e se destaca pelo seu alto registro de patentes, sua produtividade e um forte investimento em educação superior. Os principais setores da sua economia são: metal, engenharia e eletrônica.
Suíça
É o lar de algumas das maiores multinacionais do planeta e de prestigiosos organismos internacionais. A sua posição no ranking se explica pela sua potente indústria, sua força em termos de P+D ou sua alta concentração de pesquisadores científicos em centros como o CERN.
Israel
Israel é o país com o segundo maior número de start-ups do mundo, perdendo somente para os Estados Unidos. Possui uma indústria tecnológica de primeiro nível, onde se fomenta o empreendimento. Está entre os primeiros países em concentração de pesquisadores científicos e registro de patentes.
Singapura
Uma das economias mais fortes do mundo — o segundo país onde é mais fácil fazer negócios conforme o Banco Mundial —. Também se destaca pelo seu nível educativo, sendo uma referência em eficiência energética.
Suécia
Uma das economias mais inovadoras do mundo graças ao seu alto nível de produtividade e a um decidido investimento em tecnologia, sendo as telecomunicações e o equipamento informático dois dos grandes promotores do crescimento de seu PIB.
Estados Unidos
A primeira economia mundial se coloca no Top 10 deste índice graças a um setor tecnológico que lidera o número de criação de start-ups e à concentração de empresas de alta tecnologia — San Francisco é a sede da maioria delas —. Líder mundial no registro de patentes.
japão
O país asiático está na liderança de áreas como a robótica, biotecnologia, nanotecnologia ou energias renováveis. Também é o terceiro maior fabricante de carros mundial e um dos maiores fabricantes de eletrônica de consumo.
França
Destaca-se pela grande densidade de empresas públicas de alta tecnologia, o que é lógico se levamos em conta que alguns dos principais setores econômicos do país são as telecomunicações, a eletrônica, a indústria aeroespacial e o automobilístico.