1. O que são comunidades Quilombolas?
2. O que distingue os quilombolas do restante da sociedade?
Respostas
Resposta:1-A palavra quilombo origina-se do termo kilombo, presente no idioma dos povos Bantu, originários de Angola, e significa local de pouso ou acampamento. Os povos da África Ocidental eram, antes da chegada dos colonizadores europeus, essencialmente nômades, e os locais de acampamento eram utilizados para repouso em longas viagens. No Brasil Colonial, a palavra foi adaptada para designar o local de refúgio dos escravos fugitivos. Quilombola é a pessoa que habita o quilombo.
2-A comunidade de Maracujá, distante 18 km da sede de Conceição do Coité, recebeu em 2014 a certificação junto ao Governo Federal como Comunidade Quilombola. Ela é a primeira da região sisaleira a ser reconhecida pela Fundação Palmares.
Uma comunidade remanescente de quilombo resulta em um grupo social cuja identidade étnica, a história e a cultura os distingue do restante da sociedade.
Decorrente do orgulho pela cor da pele, história de força e riqueza cultural, a certificação é o primeiro passo para a garantia de direitos fundamentais para uma comunidade ancestral. Com ela garante-se o título definitivo da terra e são traçadas estratégias de valorização cultural. Os Quilombolas também passam a ter direito às cotas e aos projetos nacionais destinados a eles.