como foi o processo de Globalização nos séculos XVI e XVII e qual a participação dos ingleses e franceses
Respostas
A globalização dos séculos XVI e XVII teve como seu principal fator o neocolonialismo, o qual é caracterizado pela expansão dos países imperialistas, que criaram colônias na África, Ásia e Oceania com o objetivo de aumentar o mercado consumidor e conseguir matérias primas para suas indústrias. O processo de interação econômica e social entre os países imperialistas e suas colônias foi extremamente agressivo e imparcial. Esse fato pode ser visto na Conferência de Berlim, na qual houve a partilha da África e da Ásia, e em conflitos como as Guerras do Ópio.
Os ingleses e franceses, por possuírem indústrias muito bem desenvolvidas e uma política interna estável, tiveram uma grande participação neocolonialismo. Um fator que comprova essa grande atuação nesse período é que boa parte das colônias pertenciam a Inglaterra ou a França.
Em virtude dos fatos mencionados, pode-se inferir que o processo de globalização nos séculos XVI e XVII teve uma grande relação com o neocolonialismo, portanto foi muito violento e exploratório, e que os ingleses e franceses tiveram uma significativa atuação nesse processo.